News e press releases

de.espirit.firstspirit.generate.ContentContext@7b4e29ae

Ventiladores para uso em Estufas

A agricultura moderna é impensável sem estufas. Elas possibilitam a colheita independentemente das estações do ano. Mas as plantas só crescem quando o suprimento e a distribuição de ar são perfeitamente regulados. Os ventiladores da ebm-papst são ideais para esta tarefa.

Se você quer uma boa colheita, precisa de condições ideais para o crescimento das plantas. Como tal, é crucial garantir condições climáticas uniformes e suporte ideal para a fotossíntese das plantas em toda a estufa. Há duas maneiras de conseguir isso, que podem ser usadas juntas, se necessário: ventilação horizontal para circular o ar acima das plantas e ventilação por tubo de baixo para fornecer ar condicionado.

Um talento versátil, baseado na tecnologia de refrigeração

Os ventiladores axiais AxiCool da ebm-papst são usados no sistema de circulação de ar horizontal - produtos que foram originalmente projetados para uso em tecnologia de refrigeração. Devido aos seus direcionadores de ar, os ventiladores apresentam alta pressão de ar e permitem um controle preciso do fluxo de ar. Os ventiladores são montados em rotas na estufa em intervalos definidos. A caixa é branca, de modo a refletir o máximo de luz solar possível. Para atender aos requisitos de vida útil, os ventiladores AxiCool foram especificamente equipados para uso em estufas muito úmidas. Os componentes de plástico são feitos de material resistente a UV, que também é fácil de limpar.

Uma verdadeira inovação: ventilação por baixo

Um método particularmente inovador é o uso de tubos de ventilação por baixo. Os ventiladores centrífugos ou axiais de alta pressão, eficientes em termos energéticos, da ebm-papst são usados para implementar esta solução. O ar normalmente condicionado é fornecido usando um tubo perfurado. Este tubo está posicionado abaixo das plantas, fornecendo assim um suprimento ideal de CO2 para a parte inferior das folhas. Os ventiladores axiais aspiram o ar da sala de preparação de ar da estufa e o forçam a entrar no tubo e através dos orifícios que passam pelas plantas em direção ao teto, onde é então direcionado de volta ao fluxo de ar de entrada. O resultado é um circuito definido de fluxo de ar. O excelente desempenho dos ventiladores permite tubos particularmente longos, que podem ser usados em grandes instalações de efeito estufa, por exemplo.

Economia de energia facilitada

Os ventiladores dos dois métodos são alimentados por motores EC de economia de energia. A eficiência desses motores excede em muito os requisitos da classe de eficiência IE4. Com esta solução, a ebm-papst está expandindo ainda mais as aplicações potenciais de sua tecnologia EC.

Caroline Senna Nascimento
Marketing
Phone: +55 11 4613-8707
Fax: +55 11 4613-8700
E-Mail: caroline.senna@br.ebmpapst.com
de.espirit.firstspirit.generate.ContentContext@7b4e29ae