de.espirit.firstspirit.generate.ContentContext@1ac7e1db

Seleção de ventiladores de forma prática

Operação eficiente em qualquer condição de carga desejada é o alvo para toda seleção de ventilador. Para encontrar o ventilador ideal para uma aplicação específica, a ebm-papst disponibiliza seu software de seleção FanScout.

O programa de seleção FanScout da ebm-papst permite a combinação mais econômica de ventiladores.

A mais alta precisão confirmada pelo certificadora Alemã TÜV SÜD

As informações básicas para permitir a seleção adequada de ventiladores são: o ponto de operação e os tempos de funcionamento. Além disso, informações sobre o espaço de instalação disponível, exigências de redundância ou o número máximo de ventiladores permitidos, contribuem para fazer a melhor seleção. Baseando-se nestas especificações, o software FanScout ebm-papst verifica todos os tamanhos possíveis e variações de modelos para atender o seu consumo de energia anual desejado. Isto facilita a determinar os custos operacionais, incluindo o custo do investimento e os custos de manutenção para que se obtenham os custos ao longo de um período de ciclo de vida definido. Esta análise de custos ajuda na tomada de decisão ao investir em tecnologia de ventilação de alta eficiência energética, o que permite o cálculo preciso dos tempos de amortização. Isso ocorre porque o software de seleção é baseado em dados medidos. A variação entre os dados operacionais calculados e medidos em laboratórios é tão pequena que a organização de certificação TÜV SÜD atribuiu ao software o nível mais alto na classificação de precisão.

Custos operacionais em condições reais de funcionamento

Os ventiladores são selecionados não somente baseando-se no ponto de operação máximo, como normalmente acontece, mas individualmente de acordo com o ciclo operacional definido e previsto para ocorrer ao longo do ano. Por exemplo, os requisitos para ventiladores mudam dependendo das condições de recirculação ou ar misto. Por esta razão, o FanScout ebm-papst poder ser configurado com até cinco diferentes condições de operação, incluindo as horas de funcionamento que os ventiladores trabalham sob essas condições definidas. O software também calcula o consumo total de energia para cada combinação de ventilador.

Utilização de ventiladores operando em paralelo na tecnologia de ventilação

Para atingir um nível de alto desempenho do fluxo de ar em tecnologia de ventilação moderna, muitas vezes vários ventiladores pequenos operam em conjunto, conhecidos como FanGrids (uma parede de ventiladores). O software de seleção também pode ser utilizado para determinar a combinação mais econômica de ventiladores para a operação em FanGrids. A operação em paralelo de vários ventiladores pequenos tem grandes vantagens em relação a ventiladores individuais maiores. Quanto mais uniforme o fluxo de ar dos evaporadores ou filtros, melhor o desempenho de transferência de calor e mais eficiente é a filtragem do ar. Além disso, vários ventiladores pequenos exigem menos espaço, o que reduz os custos do sistema. O FanGrid tem um design redundante, ou seja, se um ventilador falhar, a velocidade dos outros é poderá aumentar automaticamente para fornecer a melhor compensação possível para a perda do desempenho do fluxo de ar. O software FanScout ebm-papst é confiável e também pode simular esta condição de operação, contribuindo para uma melhor configuração do sistema de ventilação.

Rosiene Soares
Assistente de Marketing