News e press releases

de.espirit.firstspirit.generate.ContentContext@551b21cc

Ventiladores EC em alto mar

Requisitos elevados para ar condicionado! Quando o Royal Caribbean International adquiriu o "Quântico dos mares", um dos seus mais rigorosos requisitos foi: 20% menos consumo de energia do que os navios antecessores. Instalar ventiladores EC da ebm-papst foi suficiente para atingir esta meta ambiciosa de economia de energia para o sistema de ar condicionado. Os ventiladores também são extremamente silenciosos, atendendo a necessidade de conforto acústico dos passageiros.

Piscina, cabana, Royal Esplanade ou spa – Ventiladores EC asseguram um clima agradável em alto mar.
 
Na construção naval, cada centímetro cúbico conta. Os ventiladores EC RadiPac, as hélices de alta performance são diretamente conectadas ao motor de rotor externo, tornando o sistema extremamente compacto.

Ar condicionado perfeito em cada zona climática

O luxuoso Liner pertencente ao Royal Caribbean International tem 350 metros de comprimento e 41 metros de largura. Pode acomodar 4.180 passageiros que procuram uma experiência exclusiva de férias. Eles esperam que o ar em todos os espaços interiores esteja na temperatura certa, não importa qual zona climática o navio está. Cada cabine tem seu próprio ar condicionado, com o qual os passageiros podem definir a temperatura desejada. Muitos dos quartos do navio estão no interior ou têm janelas que não podem ser abertas. E a troca de ar na maior parte do navio ocorre somente através do sistema de ventilação.

Quase 3.000 ventiladores instalados

Espaço limitado é um grande desafio para o ar condicionado a bordo, e o equipamento de ventilação tem que ocupar o menor espaço possível – uma das razões pela qual os potentes ventiladores centrífugos eletrônicos com pás curvadas para frente da ebm-papst estão instalados nos equipamentos de ar condicionado das cabines. E a série de ventiladores centrífugos EC com pás curvadas para trás estão instalados nas áreas externas. Tudo isto dito, 2.956 ventiladores garantem um clima agradável a bordo.

PFC ativo reduzem harmônicos

Quando vários ventiladores EC estão conectados em paralelo a um único gerador e uma única rede de alimentação, os chamados harmônicos podem surgir: ventiladores EC recebem corrente de entrada pulsada, portanto quando conectados a uma fonte AC senoidal, resultam em deslocamento de fase ao invés de correntes de entrada senoidais. Para combater isso, a ebm-papst adicionou um filtro harmônico ativo à eletrônica do ventilador: PFC ativo (correção do fator de potência). Com PFC ativo instalado, um fator de potência de aproximadamente um é alcançado, ou seja, sem deslocamento de fase, satisfazendo os requisitos da norma EN 61000-3-2, sem a necessidade de medidas adicionais. A tecnologia de PFC ativo permite um gerador menor, uma vez que uma carga de pico mínima pode ser considerada. Isso economiza dinheiro, peso e espaço.

Rosiene Soares
Assistente de Marketing
Phone: +55 11 4613-8707
Fax: +55 11 4613-8700
E-Mail: rosiene.soares@br.ebmpapst.com
Internet: www.ebmpapst.com.br
de.espirit.firstspirit.generate.ContentContext@551b21cc