Motores EC ebm-papst auxiliam na Certificação Leed

Um dos principais componentes de um sistema de Ventilação e Ar Condicionado são os ventiladores. O mercado brasileiro está habituado a utilizar um sistema de “polia e correias” ou motores AC (motores assíncronos que possuem uma velocidade contínua). Em 2006 a ebm-papst, líder alemã na fabricação de motores e ventiladores, trouxe para o Brasil a tecnologia EC (motores eletrônicos comutáveis), que são efetivos na economia de energia e auxiliam no rol de exigências que levam as construções modernas a ganhar pontos na obtenção dos Selos LEED.

Emitido em cerca de 130 países, o selo LEED orienta e atesta o comprometimento de uma edificação com os princípios da sustentabilidade para a construção civil antes, durante e após a conclusão das obras. Este selo verifica os tipos de produtos utilizados na construção. O empreendimento avaliado pode conseguir até 110 pontos através do cumprimento de alguns requisitos, como eficiência no uso da energia e da água, inovação redução de ruído e design, etc., sendo que, para receber a certificação LEED, é preciso ter pontuação superior a 40. Quanto maior a pontuação da edificação, melhor será o nível do selo conquistado. Existem quatro tipos:

• Selo LEED, conferido a empreendimentos que tiveram mais de 40 pontos;
  • Selo LEED Silver, para edificações com mais de 50 pontos;
  • Selo LEED Gold, para empreendimentos com pontuação superior a 60 e
  • Selo LEED Platinum, para edificações que conquistaram mais de 80 pontos.

Cada quesito tem um peso diferente na avaliação - a categoria Eficiência Energética, por exemplo, vale 37 pontos, enquanto a categoria Qualidade dos Ambientes Internos vale 17.

Os motores EC podem substituir motores convencionais nos sistemas de ar condicionado e refrigeração e com isso levar os sistemas de VAC à redução do consumo de energia, redução de ruído entre outras possibilidades. Comprovadamente os motores EC, permitem reduzir em até 50% o consumo de energia (se comparado aos tradicionais) e podem atuar com máxima capacidade quando necessário e em faixas intermediárias de operação, adaptando-se às necessidades do sistema e mantendo a estabilidade operacional independente do clima.

A linha de ventiladores Radiais Centrífugos RadiPac GreenTech EC da ebmpapst, por exemplo, oferece baixo consumo de energia, elevada performance do ar, ventilação mais eficiente, redução efetiva do ruído, baixo custo de instalação e de mão de obra, design compacto para atender espaços reduzidos, algumas de suas principais características técnicas que o tornam adequado para instalações sustentáveis.

Segundo Rafael Lopes da Costa, Coordenador técnico da ebm-papst “ O uso de ventiladores mais leves melhora a condição da instalação, já que produtos muitos pesados necessitam de estruturas de sustentação mais robustas e também não necessita de painéis elétricos, reduzindo o tamanho dos equipamentos, o que impacta diretamente no custo da obra.”

A ebm-papst não tem a informação oficial quantitativa relativa a esta substituição, pois seu produto se trata de um componente do sistema de refrigeração ou ventilação da instalação, mas com o retorno de economia obtida em várias instalações, pode afirmar que há um ganho que interfere favoravelmente para os quesitos que contribuem para obtenção da certificação LEED.

A ebm-papst é uma multinacional alemã, líder no segmentgo de motores ventiladores, com 50 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos sgementos de Refrigeração Comercial, Industrial (grandes frigoríficos), Supermercados, Telecom, Ventilação e Ar condicionado e Revendas e Distribuidores no Brasil