News e press releases

Software de seleção FanScout da ebm-papst

Operação eficiente em qualquer condição de carga assumida é o objetivo de qualquer seleção de ventiladores. Para encontrar o ventilador ideal para uma aplicação específica, a ebm-papst oferece seu software de seleção FanScout.

A mais alta classificação de precisão confirmada pelo organismo de certificação TÜV SÜD

Os dados mínimos de entrada para selecionar ventiladores adequados são os pontos e horários de operação. Além disso, informações sobre o espaço de instalação disponível, os requisitos de redundância ou o número máximo permitido de ventiladores contribuem para a melhor seleção. Com base nessas especificações, o FanScout da ebm-papst verifica todas as variações possíveis de tamanho e número quanto ao consumo anual de energia esperado. Isso facilita a determinação dos custos operacionais, aos quais os custos de capital e serviço são adicionados para obter os custos do ciclo de vida durante um período definido. Essa análise de custos facilita a tomada de decisões ao investir em tecnologia de ventiladores com eficiência energética, pois permite o cálculo preciso dos tempos de amortização. Isso ocorre porque o software de seleção é baseado em dados reais medidos. A variação entre os dados operacionais calculados e os dados reais medidos é tão pequena que o organismo de certificação TÜV SÜD atribuiu ao software sua mais alta classificação de precisão.

Custos operacionais sob condições operacionais reais

Os ventiladores são selecionados não apenas com base no ponto operacional máximo, como costuma ser o caso, mas individualmente com base em um ciclo operacional definido que se prevê ocorrer ao longo do ano. Por exemplo, os requisitos para os ventiladores mudam dependendo do uso da recirculação ou do ar misto. Por esse motivo, no FanScout da ebm-papst, é possível inserir até cinco condições operacionais diferentes, incluindo o horário de funcionamento dos ventiladores funcionando nessas condições operacionais. Nesta base, o software calcula o consumo total de energia para cada combinação de ventiladores.

Uso de ventiladores operados em paralelo na tecnologia de ventilação

Para obter alto desempenho do ar na moderna tecnologia de ventilação, vários ventiladores menores geralmente operam no que é conhecido como FanGrids. O software de seleção também pode ser usado para determinar a combinação de ventiladores mais econômica para os FanGrids. A operação paralela de vários pequenos ventiladores tem enormes vantagens sobre os grandes ventiladores individuais. O fluxo mais uniforme através dos trocadores ou filtros, possibilita melhor desempenho nas transferências de calor e na maior eficiência de filtragem do ar. Além disso, vários ventiladores pequenos requerem muito menos espaço, o que reduz os custos do sistema. Um FanGrid possui um design redundante, ou seja, se um ventilador falhar, a velocidade dos outros é automaticamente aumentada para fornecer a melhor compensação possível pela perda de desempenho do ar. O software FanScout da ebm-papst também pode simular com segurança essa condição operacional, contribuindo para uma configuração ideal do sistema de ventilação.

Caroline Senna Nascimento
Marketing
Phone: +55 11 4613-8707
Fax: +55 11 4613-8700
E-Mail: caroline.senna@br.ebmpapst.com