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A Parceria na Fórmula 1 com a Mercedes-AMG Petronas Motorsport – Eficiência Pioneira

A ebm-papst é parceira da Mercedes-AMG Petronas Motorsport desde 2014. Ambas companhias estão ligadas por desafios e valores compartilhados – e um objetivo claro: garantir sucesso duradouro baseado em inovações e soluções eficientes.

Equipe Mercedes
 

Foi em 2013 que o time chegou aos especialistas de ventiladores de Mulfingen com o desafio de desenvolver soluções eficientes de refrigeração para a prestigiada equipe de Formula 1. O resto é história: três Campeonatos de Construtores e Pilotos sucessivos e uma posição no topo da Formula 1.

Thomas Borst, Diretor Geral e de Marketing da ebm-papst, declara: “Nosso envolvimento na Formula 1TM teve um impacto positivo em todos os aspectos da nossa companhia. Isto estimulou todos nós a nos tornarmos ainda melhores – Da seção de desenvolvimento até a produção. Também garantiu uma confirmação bem vinda do nosso comprometimento inicial perante a eficiência energética, o que nos dá uma vantagem significante frente aos nossos concorrentes e garante aos nossos parceiros um valioso know-how. De todo modo, o benefício mais importante para os nossos clientes é que, graças a nossa cooperação tão próxima com os técnicos da Mercedes-AMG Petronas Motorsport, ambos puderam aprender muito com o outro; e em uma análise final, nossos produtos se beneficiaram disso – seja no campo automotivo, em tecnologia de ar condicionado e refrigeração, engenharia de máquinas e sistemas ou tecnologia de aquecimento.”

Há mais características compartilhadas do que se imagina.

A tecnologia de ventiladores e a de Formula 1TM podem aprender muito uma com a outra, porque elas coincidem em muitas áreas técnicas, o que, à primeira vista, pode não ser esperado. Basicamente, as competências fundamentais da ebm-papst são as mesmas que criam as vantagens decisivas de um décimo de segundo no desenvolvimento de um carro de Formula 1TM: aerodinâmica refinada, tecnologia eficiente de motor, componentes leves e inovadores e sistemas eletrônicos complexos que monitoram, analisam e, se necessário, intervêm. Todas essas características ganham ainda mais importância quando – com a introdução da tecnologia híbrida e controles estritos do consumo de combustível, em 2014 – a eficiência energética em carros de corrida tiveram papel decisivo para determinar a vitória.

Alguns exemplos dessas características compartilhadas...

Aerodinâmica

Quanto mais rápido o carro de corrida é – e quanto mais eficiente o ventilador, menos energia é necessária para superar a resistência do vento. As leis da aerodinâmica se aplicam igualmente para ambos, e ainda assim, cada um tem sua própria solução que pode ser aprendida pelo outro.

Tecnologia do Motor

Desde 2014, os mecanismos turbo na corrida de Formula 1TM só podem consumir uma quantidade limitada de combustível. A eficiência é agora mais importante que simplesmente acelerar o veículo. Com os motores dos ventiladores também, grandes mudanças estão ocorrendo há bastante tempo: a troca dos motores convencionais AC para a economia de energia da tecnologia EC. A ebm-papst foi uma das primeiras a mudar para essa eficiente tecnologia e conquistou, portanto, uma vantagem significativa sobre seus concorrentes.

Materiais

Com o intuito de implementar as otimizações aerodinâmicas, em primeiro lugar, são necessários materiais leves e que possam ser moldados para o formato demandado. Na Formula 1TM o carbono é o material preferido, enquanto para os ventiladores HyBlade® a ebm-papst desenvolveu um plastico reforçado com fibra de vidro que também tem a vantagem de conservar recursos em sua produção.

Construção leve

Quanto mais leve, mais eficiente. Aquilo que se aplica a todos os carros na estrada é, com certeza, importantíssimo em um carro de Formula 1TM – e para um ventilador, porque um peso menor reduz a tensão nos mecanismos. Um bom exemplo da aplicação prática dessa teoria é o aerofólio usado no ventilador centrífugo RadiPac.

Networking

Os carros de corrida Silver Arrows da Mercedes-AMG Petronas Motorsport usam transponders para transmitir dados contínuos de performance para o time de engenheiros e centro de controle em todas as corridas no mundo inteiro. O sistema BUS da ebm-papst funciona da mesma maneira, trocando comandos e relatórios de status e garantindo compatibilidade com a Indústria 4.0 para os ventiladores.

Lucas Silva
Assistente de Marketing
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