Prêmio pro-K para ventilador da ebm-papst

Seja na cozinha, jardim, oficina ou escritório - os vencedores do Prêmio 2017 pro-K refletem a ampla gama de aplicações do plástico. A ebm-papst recebeu um prêmio pela sua série AxiCool - ventiladores axiais para evaporadores e refrigeradores - na categoria "Equipamentos elétricos" durante a cerimônia em Frankfurt no dia 12 de janeiro de 2017. Mais de 100 aplicações qualificadas estavam competindo nesta categoria.

Kai-Uwe Reiß da pro-K premia com um certificado Thomas Sauer, diretor do departamento de desenvolvimento B e eletrônicos da ebm-papst

O júri se impressionou, chamando o AxiCool de “um equipamento sofisticado produzido em alta qualidade – uma solução autônoma feita 100% em plástico”. Os detalhes especiais do projeto do AxiCool neutralizam a formação de gelo e otimizam os ciclos de degelo. Por exemplo, tanto a carcaça do ventilador patenteada como as suas pás são produzidos com plástico resistente, um material que é menos propenso à formação de gelo do que o metal. Também é possível instalar uma fita de aquecimento diretamente na carcaça do ventilador para evitar transferência de calor desnecessária para o ambiente. Isto impede de forma segura a formação de gelo entre as pás axiais e a carcaça do ventilador, o que poderia bloqueá-lo. Ranhuras no interior da carcaça do ventilador garantem que a água de degelo seja drenada para a bandeja de gotejamento: a água de respingo deve ser impedida de contaminar alimentos armazenados em recipientes abertos, por exemplo. Este detalhe do design também permite que o plástico demonstre suas vantagens.

Mais vazão de ar com menos consumo de energia

Como as perdas de carga nos evaporadores são altas, o desenho do AxiCool é baseado em um difusor combinado com direcionadores de ar. O sistema de direcionador de ar integrado minimiza a turbulência do fluxo para atingir a máxima eficiência e o mínimo ruído. Desta forma, o desempenho da vazão de ar pode aumentar em até 12%, enquanto o nível de ruído cai em até 5 dB (A) em comparação com um ventilador convencional com difusor curto. Resumindo: o AxiCool transporta mais ar com menos consumo de energia e, com ruído reduzido.

Sobre o prêmio pro-K

Desde 1979, a “pro-K Industrieverband Halbzeuge und Konsumprodukte aus Kunststoff”, associação alemã de produtores de produtos plásticos acabados e semi-acabados, premia produtos proeminentes feitos de plástico. Sua finalidade é mostrar as propriedades de desempenho dos plásticos para o público em geral. Os produtos destacados apresentam criatividade, projetos funcionais e propriedades especiais. Em 2017, o prêmio foi dividido em 10 categorias, incluindo sistemas de armazenamento e transporte, eletrônica de entretenimento e comunicação, móveis de jardim, brinquedos e sistemas de superfície.

Lucas Silva
Assistente de Marketing