News e press releases

Somente 13,7% das mulheres ocupam cargos executivos

Adriana Belmiro da Silva, diretora da unidade Brasil da multinacional alemã ebm-papst, é exemplo de sucesso ao liderar equipe em cargo geralmente ocupado por homens

São Paulo, março de 2012 – Hoje (dia 08 de março) se comemora o Dia Internacional da Mulher, mas ainda há muito a ser feito em termos de igualdade. Há dois dias, foi aprovado um projeto de lei sobre a questão da igualdade salarial nos mesmos cargos diretivos, que ainda precisa ser sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Se aprovado, as empresas terão que pagar o mesmo valor para profissionais que ocupam cargos equivalentes (sejam homens ou mulheres), enquanto o não cumprimento da lei implica em uma multa correspondente a cinco vezes a diferença salarial em todo o período da contratação daquele profissional.

Soma-se a isso o fato de que no Brasil somente 13,7% das mulheres encontra-se em cargos executivos, conforme pesquisa realizada em 2010 pelo Instituto ETHOS e o Ibope Inteligência. A pesquisa mostrou também que a posição geral das mulheres dentro das empresas ainda é pequena. Para a realização da pesquisa, 500 maiores empresas do Brasil foram entrevistadas quanto ao perfil social, racial e de gênero dos profissionais empregados. Os resultados mostraram que, apesar de vir aumentando, a participação das mulheres é de apenas 33% nos postos de trabalho.

O IBGE apontou, por sua vez, que a população feminina no país atingiu 51%, ou seja, a maior parte da população é formada por mulheres. Outra contradição levantou questionamentos. Os dados divulgados pela mesma pesquisa mostraram, ainda, que as mulheres são as que têm mais anos de estudo (11 anos) e formação sendo, portanto, as profissionais mais preparadas para o mercado de trabalho.

Exemplo de sucesso: Adriana Belmiro da Silva

Graduada em engenharia elétrica, com pós-graduação e MBA (Master Business in Administration) em Marketing, Adriana atua como diretora-geral da ebm-papst Brasil desde 2007. A diretora é, ainda, especialista na área de refrigeração e presidente do Departamento Nacional de Ventilação da ABRAVA, Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

A engenheira elétrica é a principal executiva para a América Latina da multinacional alemã líder no segmento de motores ventiladores. À frente da corporação, os desafios dessa engenheira passaram pela mudança da companhia para a cidade de Cotia (SP), a fidelização de clientes em números cada vez maiores, a segmentação de mercado e o crescimento constante ano após ano da empresa no Brasil, num mercado que é dominado principalmente por homens.

Sobre a ebm-papst Brasil

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 48 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração comercial, industrial (grandes frigoríficos), supermercados, Telecom e ventilação, revendas e distribuidores, no Brasil e em toda a América Latina.

Thais Palomares
Marketing
Phone: +55 11 4613-8716
Fax: +55 11 4777-1456
E-Mail: thais.palomares@br.ebmpapst.com
Internet: www.ebmpapst.com.br