ebm-papst comemora 14 anos com atuação marcante no mercado brasileiro

Multinacional alemã festeja atuação no mercado brasileiro com foco em sustentabilidade

São Paulo, fevereiro de 2012 - Neste mês de fevereiro, a ebm-papst Brasil completa 14 anos de atuação no país, e reafirma mais um ano como a líder no segmento de refrigeração e ventilação da Europa. Pioneira em inovação em motores e ventiladores, a empresa alemã traz qualidade e produtos ecoeficientes, garantindo um crescimento de 20% em relação ao ano de 2011. Para 2012, as metas concentram-se na conquista de clientes nos setores de supermercado e refrigeração comercial, e a aposta em segmentos variados, tais como Telecom, refrigeração industrial e ar condicionado.

Segundo Adriana Belmiro da Silva, diretora geral, um aspecto importante para o crescimento da empresa é o posicionamento no mercado brasileiro. "No início da operação no Brasil, éramos reconhecidos como uma empresa de tecnologia, de um produto com alto padrão de qualidade, mas inacessível para o mercado por conta do preço. E, ao longo dos últimos cinco anos, temos trabalhado esta questão para que a aplicação do produto seja uma realidade", comenta.

A fim de que os produtos da ebm-papst sejam uma realidade no país, a empresa investe em treinamentos e capacitação técnica. "Acredito que através da capacitação é possível aumentar a percepção dos benefícios gerados por produtos mais eficientes, como os nossos vêm aumentando no mercado", analisa Adriana.

Foco na sustentabilidade: Selo GreenTech

Além disso, a ebm-papst consolida o posicionamento de valorizar a inovação alcançada por seus produtos, com foco na sustentabilidade, eficiência energética e adoção do Selo GreenTech, certificação que atesta não só a diminuição de ruído dos ventiladores, como também o baixo consumo de energia e a maior eficácia devido ao seu sistema de movimentação inteligente do ar, com a tecnologia EC (eletronicamente comutado).

"A tendência é que as empresas apostem em eficiência energética e produtos voltados para a sustentabilidade. O que, de fato, só vem a consolidar a posição da ebm-papst no mercado brasileiro, pois nós temos essa expertise. Na Europa, essa questão é muito forte para a empresa, mas, no Brasil, percebemos que ainda há muito a ser feito", afirma Adriana.

A certificação poderia ser um primeiro passo, no sentido em que atesta a qualidade e a eficiência energética, devido aos inúmeros testes pelos quais esses produtos passam e a certeza de que não agridem o meio ambiente. "De alguma forma, por conta da nossa experiência lá fora, temos como contribuir com o mercado brasileiro, oferecendo produtos com muita eficiência. Nossos produtos já estão de acordo com a necessidade que o mercado internacional nos impõe, cada produto novo lançado pela empresa tem que ser melhor e mais eficiente do que o anterior. Na medida do possível, iremos inserir produtos com essas características, porque identificamos que essa é uma tendência para o setor nos próximos anos", finaliza.

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 48 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração comercial, industrial (grandes frigoríficos), supermercados, Telecom e ventilação, revendas e distribuidores, no Brasil e em toda a América Latina.