ebm-papst treina técnicos da Siemens

Empresa multinacional alemã, ebm-papst, líder no segmento da refrigeração e ventilação, capacita engenheiros em sua sede brasileira e nos próprios clientes

São Paulo, fevereiro de 2012 – A ebm-papst tem, como um de seus pilares mais importantes, o conhecimento da tecnologia inovadora dos ventiladores pesquisados e desenvolvidos nas fábricas da Alemanha. Por esse motivo, a empresa vem investindo a cada dia na propagação desse conhecimento por meio dos treinamentos que oferece, dentro e fora de sua filial no Brasil.

No último dia 2 de fevereiro, a ebm-papst Brasil ofereceu em sua sede, localizada em Cotia, um treinamento para a empresa Siemens, também alemã, sobre seus produtos e soluções. O treinamento, que contou com a presença de 10 engenheiros da Siemens, durou mais de quatro horas e abordou o funcionamento das aplicações, bem como a possibilidade de um momento de bate-papo técnico, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências.

“Tivemos oportunidade de falar do nosso produto e promover uma troca de conhecimento sobre os produtos deles, além de terem nos dado uma visão melhor das necessidades da aplicação. É, realmente, uma relação de parceria”, conta Rafael Lopes, coordenador técnico da ebm-papst Brasil. Os treinamentos oferecem aos clientes uma noção mais profunda do produto da ebm-papst e quais são suas funcionalidades para cada tipo de necessidade. “Foi interessante, tanto em relação aos pontos de instalação, funcionamento e características do equipamento, quanto para um conhecimento a fundo do produto e sua instalação”, conta Alex. M. Castro, Engenheiro de Desenvolvimento de Materiais da Siemens.

Capacitação ebm-papst

Os treinamentos acontecem mensalmente na ebm-papst e nos clientes, sendo realizados pelos técnicos e engenheiros da ebm-papst para todos os interessados nos produtos e aplicações da empresa. “Nossos treinamentos mostram, de acordo com a necessidade e aplicação utilizada por cada um, quais são os produtos e suas vantagens, esclarece dúvidas e oferece um momento de inteiração técnica que estimula a discussão de novas tecnologias”, explica Lopes.

A partir dos treinamentos, surgem não só novas possibilidades, mas trocas completas de produtos, já que fazem o dimensionamento correto de um ventilador e explicam quais os pontos que devem ser observados na hora da compra. “Se o cliente fez algum tipo de aplicação que não trouxe o resultado desejado, nós discutimos quais seriam as causas para isso ter ocorrido e tentamos buscar uma solução durante o próprio treinamento. Logo após o evento, vamos até o cliente, fazemos testes e mostramos outro produto para aquele tipo de situação, quando necessário, realizando a mediação junto ao cliente”, diz Lopes.

Os treinamentos são realizados para todos os clientes e possíveis clientes, que queiram conhecer os produtos da ebm-papst ou se aprimorar na utilização dos que possuem. A ebm-papst está, também, com as portas abertas a todos instaladores e clientes que queiram utilizar suas intalações, pois acredita na troca de experiências e no trabalho cooperativo.

“Instaladores e engenheiros vêm à ebm-papst e gostam muito do que oferecemos, porque o conceito que o mercado tem de ventilador é muito voltado a motor e hélice, algo enraizado nas engenharias. Porém, quando mostramos aspectos técnicos diferenciados, inovações e outras informações para a correta seleção do produto trazemos um valor maior à nossa parceria”, afirma Lopes.