ebm-papst antecipa tendências na área de ventilação para o Brasil

Feira realizada esse mês na Alemanha apresentou novas tecnologias e soluções no setor

São Paulo, outubro de 2012 – Acompanhar de perto os lançamentos de produtos pelo mundo e apresentá-las ao mercado brasileiro. Esse é um dos diferencias da ebm-papst, empresa alemã líder no setor de Refrigeração, que esteve presente na Chillventa 2012, uma das principais feiras internacionais, ocorrida em Nüremberg na Alemanha. Entre as principais novidades, está a nova linha de Ventiladores Sirocos Eletrônicos (Múltiplos) com motor eletrônico amplamente utilizados no mercado europeu e que reduz o consumo de energia, nível de ruído, variação de velocidade sem a necessidade de inversores.

A ebm-papst apresentou na ocasião o difusor AxiTop, resultado de extensa pesquisa e desenvolvimento por parte da empresa. O equipamento melhora a performance do ventilador em condensadores, diminuindo ainda mais o consumo de energia, o que traz resultados não só para o cliente, que paga a conta de energia, mas para toda cadeia e sociedade. Em aplicações com ventiladores eletrônicos de 800 e 910mm em condensadores reduz em 42% o consumo de energia, bem como significativa redução no nível de ruído em 5,7dBa.

Além deste, outros produtos ganharam destaque na feira, como Ventilador ESM com alimentação em 24Vcc para balcões que utilizam a tecnologia LED) e dispensa a necessidade do fio de aterramento e evita descargas elétricas (AC), ESM a prova de explosão, utilizados para aplicações que utilizam gás propano, cada vez mais utilizado na Europa e difundido ao redor do mundo.

Além disso, ventiladores EC (pequenos) – a linha de ventiladores EC está completa, de 200 até 1250mm. Anteriormente não existiam algumas opções de ventilador EC com diâmetros menores. O Difusor (Streamer) para ventiladores de 300, 350 e 450mm com dobradiça para abertura e limpeza dos evaporadores.

A diretora geral da ebm-papst Brasil, Adriana Belmiro, esteve presente no evento e reforça que o Brasil é visto lá fora como um país potencial no futuro e berço para oportunidades de negócios. “Os alemães reconhecem a falta de desenvolvimento tecnológico existente lá e veem como uma barreira para produtos, principalmente devido aos conceitos arcaicos enraizados e por falta de regulamentação de órgãos e entidades de classe próximas ao governo ou até mesmo do próprio governo”, ressalta Adriana.

Para Adriana, muitos dos produtos lançados poderiam ser aplicados no Brasil, porém ainda temos um longo percurso a caminhar quando falamos de tecnologia. “O mercado ainda não reconhece o custo x benefícios dos produtos e equipamentos deixando em segundo plano os benefícios. Isso se dá pela falta de conhecimento do mercado sobre as tecnologias”, diz a executiva.

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial no segmento de motores ventiladores, com 49 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de Refrigeração Comercial, Industrial (grandes frigoríficos), Supermercados, Telecom, Ventilação e Ar condicionado e Revendas e Distribuidores, no Brasil e na América Latina (exceto Argentina, Chile, Uruguai e México).