News e press releases

ebm-papst aposta em tecnologia inteligente e sustentável

Às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, multinacional com sede no Brasil discute a importância da redução do consumo energético

São Paulo, junho de 2012 – Nos dias atuais, a pauta que tem norteado as inúmeras discussões entre empresários e autoridades governamentais é em relação às alternativas limpas e sustentáveis para diminuir os impactos ambientais, bem como a importância das corporações em rever os modelos de produção, de modo que sejam ecologicamente corretos. Diante dessa realidade que pulsa em todo o mundo, a ebm-papst, multinacional alemã líder no setor de Refrigeração com sede no Brasil, é uma das empresas que investe em tecnologia verde, além de adotar práticas inteligentes de fabricação.

Com 14 anos de atuação no mercado brasileiro e 48 no mundo, a ebm-papst desenvolve equipamentos e soluções para vários segmentos como Refrigeração Industrial e Comercial, setor Automotivo, Engenharia Mecânica, Ventilação e Ar-condicionado, TI/Telecom, entre outros. A empresa vislumbra um crescimento sustentável à medida que cria novas tecnologias que beneficiam tanto os clientes quanto o planeta.

Para a diretora geral da ebm-papst Adriana Belmiro da Silva, é uma tendência o fato das empresas buscarem a eficiência energética e produtos voltados para a sustentabilidade. “Os equipamentos que desenvolvemos só consolida a nossa posição no mercado brasileiro, pois nós temos essa expertise. Na Europa, essa questão é muito forte para a empresa, mas no Brasil percebemos que ainda há muito a ser feito”, comenta Adriana.

Um dos empecilhos também que se nota no mercado brasileiro é a falta de uma regulamentação mais incisiva e que facilite a aquisição de tecnologias mais eficientes e atuais, é o que aponta o coordenador técnico e de novos negócios da ebm-papst, Rafael Lopes. “Ainda no Brasil as empresas investem, em muitos casos, em tecnologias barateadas o que acaba não correspondendo à qualidade e excelência. Já na Europa as pessoas têm consciência que um produto de alta eficiência custa mais, porém poderão economizar energia e dinheiro, e ao longo do tempo recuperar a diferença de investimento”, explica Lopes.

Segundo ele, a exigência por novas tecnologias de menor consumo de energia não vem por uma consciência coletiva ou normativa governamental, ou até mesmo ecológica, mas dos clientes finais ou consumidores que estão começando a perceber cada vez mais que o barato pode sair caro (na conta de energia). “Enquanto o mercado for dirigido apenas por conceitos arcaicos enraizados em nossas engenharias, sempre buscando o menor preço e não o mais eficiente, estará bem distante de alcançar o nível de tecnologia europeu”, diz ele.

A ebm-papst comercializa ventiladores com tecnologia EC (eletronicamente comutados), utilizados, por exemplo, nos sistemas de refrigeração como em câmaras frigoríficas, favorecendo a redução em 70% no consumo de energia, além de oferecer um sistema de ventilação controlada, alta durabilidade e não requer manutenção, mantendo, assim, o compromisso diário com o ambiente e aumentando a eficiência energética.

“Por conta da nossa experiência lá fora, temos como contribuir com o mercado brasileiro, oferecendo produtos com muita eficiência e que estão alinhados com a necessidade que o mercado internacional nos impõe, sendo que cada produto novo lançado tem que ser melhor e mais eficiente do que o anterior. Na medida do possível, vamos inserir equipamentos com essas características, porque identificamos que essa é uma tendência para o setor nos próximos anos”, assegura a diretora geral.

Foco na proteção ambiental

Por ter uma filosofia voltada à proteção ambiental, que busca eficiência energética e a produção ecologicamente correta no desenvolvimento de novos produtos, em 2010 a ebm-papst criou o Selo GreenTech. Este símbolo se destaca no mercado em que atua por valorizar a inovação na fabricação, com foco na sustentabilidade, na economia de energia e na produção ecologicamente correta. Como exemplo desta prática, podemos citar o desenvolvimento da tecnologia EC (eletronicamente comutado), onde produtos com movimentação inteligente do ar possuem baixo consumo de energia e redução de nível de ruído, comparados aos motores tradicionais AC (corrente alternada).

Rio+20

Produzir de forma consciente. É com essa expectativa que acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, entre a semana de 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O encontro, que conta com a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas, tem como objetivo discutir medidas e ações de desenvolvimento sustentável por parte de autoridades e líderes governamentais e criar novas metas para a agenda das próximas décadas.

A Conferência terá dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e “A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.

Sobre a ebm-papst Brasil

É uma multinacional alemã, líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 48 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de Refrigeração Comercial, Industrial, Supermercados, Telecom, e Ventilação e Ar-condicionado, Engenharia Mecânica, Revendas e Distribuidores, no Brasil e na América Latina (exceto Argentina, Chile, Uruguai e México).

Thais Palomares
Marketing
Phone: +55 11 4613-8716
Fax: +55 11 4777-1456
E-Mail: thais.palomares@br.ebmpapst.com
Internet: www.ebmpapst.com.br