ebm-papst: tecnologia do ar, engenharia do movimento e desenvolvimento sustentável

São Paulo, outubro de 2010 – Sinônimo de liderança mundial no segmento de motores ventiladores e desenvolvimento de novas tecnologias que respeitam o meio ambiente, assim a ebm-papst é reconhecida há 47 anos. A empresa alemã foi fundada em 1963 por Gerhard Sturm e Heinz Ziehl, com o nome de Elektrobau Mulfingen GmbH & Co. KG (ebm).

De lá pra cá, a companhia acumulou crescimento, desenvolvimento e reconhecimento nos cinco continentes. Ao longo de sua história fatos foram decisivos para que a ebm-papst alcançasse a liderança. Em 1965, revolucionou o mercado ao desenvolver o primeiro ventilador com a tecnologia EC (eletronicamente comutados, capazes de gerar economia de energia). Em 1992, compra a PAPST Motoren GmbH em St. Georgen, na Alemanha. No ano de 1997 é a vez de incorporar a Landshut, fábrica da Alcatel, renomeada como Motoren Ventilatoren Landshut GmbH (mvl).

Um ano depois, 1998, a companhia desenvolve os primeiros ventiladores das linhas centrífuga e axial com redução do consumo de energia. Essa tecnologia foi a base para os produtos EBM-Papst EC, introduzidos no mercado ao longo dos anos subsequentes.

Em 2003, as três companhias foram renomeadas como ebm-papst Mulfingen, ebm-papst St. Georgen e ebm-papst Landshut. A partir de 2006, a ebm-papst se engaja definitivamente na produção e desenvolvimento de produtos sustentáveis, aprimorando-se a cada lançamento.

O ano de 2007 se transforma num dos marcos da história da empresa, quando as vendas da ebm-papst ultrapassam 1 bilhão de euros em volume de negócios. No ano seguinte, em plena ascensão, novo recorde, agora em contratação de funcionários e o número chega aos 10 mil.

Ainda em 2008, a linha de ventiladores “verdes”, chamados HyBlade®, é lançada na Alemanha e estabelece novos padrões para este tipo de produto, com baixos consumo de energia e emissão de ruídos. Uma revolução para este tipo de produto.

No Brasil

A mesma qualidade e tecnologia desenvolvidas na Europa chegou ao Brasil em 1998, mudando todos os conceitos das aplicações desses produtos até então existentes no País. A filial da empresa está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia, na grande São Paulo, numa área de 2.500 m², na qual 80% é dedicada ao estoque.

Além de preparada para atender todas as necessidades dos clientes no Brasil, Américas do Sul e Central (exceções de Argentina e Uruguai), a empresa possui mais de 20 funcionários, com um corpo técnico especializado e pronto para solucionar as demandas com rapidez e qualidade, participando ativamente do projeto de cada cliente. A consolidação no País também se dá pelo atendimento pós-venda e a atuação segmentada, como soluções específicas para cada setor, como o de supermercados.

Tudo alinhado aos exigentes processos da matriz, como o recente lançamento do GreenTech – selo verde que identificará todos os produtos do portfólio da empresa como sustentável. A filial brasileira ampliou e inovou os conceitos do projeto e investe no plantio voluntário de árvores na região amazônica com o objetivo de lutar contra o aquecimento global.

Atuando com experiência, responsabilidade e qualidade, a ebm-papst Brasil está preparada para atender o pujante mercado brasileiro nesta nova era de desenvolvimento sustentável e gerar negócios com companhias nos segmentos de refrigeração, automotivo, saúde e telecom.