Parceria entre ebmpapst e Mipal reforça atuação ambiental

São Paulo, novembro de 2009 – Na América Latina, questões como a eficiência energética são vitais para o desenvolvimento dos países e a preservação ambiental. Com o objetivo de atuar e crescer no mercado de refrigeração com produtos sustentáveis, a Mipal e a ebm-papst, multinacional alemã líder no segmento de motores ventiladores, firmaram parceria para oferecer seus produtos desenvolvidos com alta tecnologia e performance ambiental.

O mercado de refrigeração está em plena ascensão. No Brasil, o setor representa 0,7% do PIB (Produto Interno Bruto). Segundo dados da ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), em 2008 o faturamento do segmento foi de R$ 19 bilhões. Para 2009, o setor prevê um crescimento 5% superior. Para as duas empresas, o crescimento do setor de refrigeração está alinhado ao desenvolvimento de produtos que prezem pela tecnologia, economia de energia, redução da emissão de CO2 e menor índice de ruído. “Para atender a essas necessidades, os clientes passaram a exigir produtos voltados à sustentabilidade. Fizemos uma série de lançamentos neste sentido este ano, e o uso dos ventiladores ebm-papst é um diferencial enorme neste quesito”, afirma Antonio Claudio Palma, diretor da Mipal.

Apesar do crescimento do setor, ainda é preciso um intenso trabalho de conscientização sobre a importância de se adotar produtos ecologicamente corretos nos meios industrial e comercial que utilizam a refrigeração. “Algumas empresas ainda optam pelo menor custo em detrimento de produtos com maior eficiência para o meio ambiente. Apesar disso, a mentalidade está mudando, pois o mercado passa a exigir responsabilidade social e ambiental das corporações”, afirma Adriana Belmiro da Silva, diretora geral da ebm-papst Brasil.

Produtos ecoeficientes

As empresas que optarem por produtos Mipal com ventiladores ebm-papst com tecnologia EC (Eletronicamente Comutado) terão uma série de benefícios, entre eles a economia de energia. “Estes produtos são tidos como inteligentes e em algumas aplicações economizam até 70 % do consumo de energia se comparados aos sistemas de ventilação tradicionais. Além disso, existem outros diferenciais competitivos, pois os produtos não necessitam de manutenção, possuem durabilidade até quatro vezes maior que os dos principais concorrentes e baixa geração de ruídos”, explica Adriana.

De acordo com a executiva, os ventiladores dessa linha tem como característica o fato de gerarem pouco calor, consumirem menos energia elétrica, diminuindo o tamanho da instalação e não gerando um custo adicional para o sistema de refrigeração e, com isso, reduzindo a agressão ao meio ambiente e os custos para os usuários.

Sobre a Mipal

A Mipal há 53 anos escreve a história da refrigeração. Com uma linha completa de condensadores, evaporadores, serpentinas e climatizadores para as mais variadas aplicações comerciais e industriais - além de projetos especiais - destaca-se no mercado pela altíssima qualidade e eficiência de seus produtos. Por isso vem crescendo em grande escala sua presença em outros países. Este é o resultado por oferecer o melhor da tecnologia sob medida para os clientes. A Mipal se dedica permanentemente à inovação e ao desenvolvimento, oferecendo hoje os produtos de amanhã, estando todos eles alinhados com as mais modernas tendências do mercado de refrigeração, com qualidade e desempenho impecáveis.

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 43 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração, automotivo, saúde e telecom, localizadas nas regiões das Américas do Sul e Central (exceções de Argentina e Uruguai).

A empresa produz e desenvolve ventiladores nas áreas de ventilação inteligente, redução de consumo de energia e rendimento maximizado. Os produtos são flexíveis por vias analógica ou digital, com longa durabilidade, sem ter necessidade de reparos e com estrutura robusta, além de ter alta performance em toda a cadeia produtiva em questões desenvolvimento de novas tecnologias, recursos financeiros e ambientais.