News e press releases

Relacionamento com clientes é estratégia de multinacional alemã para ampliar negócios

São Paulo, dezembro de 2008 - A ebm-papst, multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, anunciou que pretende dobrar seu faturamento mundial nos próximos anos, dos atuais 1 bilhão de euros para 2 bilhões até 2015. Os planos da empresa incluem investimentos em países emergentes, como o Brasil, que tem uma filial há 10 anos. Para conhecer as possibilidades de crescimento e investimento, Thomas Borst, diretor mundial de vendas e Massimo Hartsarich, diretor de vendas para a Ásia e América visitaram, recentemente, clientes no Brasil e outros países da América Latina.

O principal objetivo da vinda ao Brasil foi visitar clientes e conhecer seus novos projetos, a tecnologia desenvolvida e as novidades, para assim, poder atender às demandas e dar continuidade às parcerias. “A visita aos clientes é muito importante, pois além de conhecer sua posição, é possível entender como está a situação da indústria brasileira e as perspectivas de investimento no mercado nacional e latino-americano”, afirma Hartsarich. Entre os clientes visitados em São Paulo, interior de São Paulo e Curitiba estão Metalfrio Solutions, Thermokey, Mipal e Eletrofrio Refrigeração.

O executivo acredita que a indústria brasileira é um mercado bem-sucedido para investimentos na América do Sul, pois a tendência é continuar estável e em crescimento nos próximos anos. “Nós temos uma filial no Brasil desde 1998 e, por isso, conhecemos o histórico da indústria e da economia e sabemos onde podemos investir”, revela o executivo. Entre os objetivos está a instalação de uma linha de produção no Brasil, nos próximos anos, com o intuito de aumentar a participação no mercado brasileiro.

Intercâmbio

Para estreitar ainda mais o relacionamento com os clientes brasileiros, a ebm-papst aposta na ampliação do intercâmbio. Além da visita de seus executivos ao Brasil e o constante contato com a filial brasileira, a multinacional mantém outros programas, como convites para participação em eventos internacionais e para conhecer à sede na Alemanha.

Do Brasil, Antônio Cláudio M. Palma, diretor Geral da Mipal, Silvio Kupper, diretor comercial da Mipal, Marcelo Merolli, diretor da Racks-Plotter, e Leandro Vianna, diretor da Racks-Plotter, participaram da Chillventa 2008, feira internacional de refrigeração, ar-condicionado e ventiladores, que aconteceu em outubro, em Nuremberg, Alemanha. Eles puderam conhecer a fábrica de Hollenbach, onde são produzidos os ventiladores das linhas AC e EC, os laboratórios, controle de qualidades e os setores de pesquisa e desenvolvimento, reconhecidos mundialmente pela alta tecnologia e conceitos de preservação do meio ambiente.

Para Palma, as visitas às plantas da cidade de Hollenbach e na matriz da ebm-papst foram surpreendentes. “Fiquei impressionado com a organização, a limpeza, a tecnologia empregada na fabricação dos produtos - o uso de robôs, softwares tecnológicos de avaliação de desempenho e de performance, laboratórios de ensaio e de desenvolvimento - e o mais importante, a preocupação com a sustentabilidade”, descreve. “Todos esses fatores se traduzem na confiabilidade dos produtos e processos da empresa”, revela o diretor.

Sobre a ebm-papst Brasil

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 43 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração, automotivo, saúde e telecom, localizadas nas regiões das Américas do Sul e Central (exceções de Argentina e Uruguai).

A empresa produz e desenvolve ventiladores nas áreas de ventilação inteligente, redução de consumo de energia e rendimento maximizado. Os produtos são flexíveis por vias analógica ou digital, com longa durabilidade, sem ter necessidade de reparos e com estrutura robusta, além de ter alta performance em toda a cadeia produtiva em questões desenvolvimento de novas tecnologias, recursos financeiros e ambientais.

Thais Palomares
Marketing
Phone: +55 11 4613-8716
Fax: +55 11 4777-1456
E-Mail: thais.palomares@br.ebmpapst.com
Internet: www.ebmpapst.com.br