ebm-papst lança ventilador RadiCal na Febrava 2011

Multinacional alemã líder nos setores de refrigeração e ventilação traz ao Brasil ventilador que promete revolucionar o mercado

São Paulo, setembro de 2011 - Depois do sucesso dos ventiladores axiais HyBlade no Brasil e no mundo, a ebm-papst Brasil lançará para o mercado nacional mais um desenvolvimento em ventiladores radiais, o RadiCal, durante a Febrava - Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento do Ar, que está em sua 17ª edição e é considerada a principal feira do setor. A tecnologia implantada nesses ventiladores centrífugos, que também foram lançados na Chillventa 2010, está criando novos padrões no cenário tecnológico da ventilação e ar-condicionado.

"Para nós, da ebm-papst, a Febrava representa a feira mais importante da América do Sul nos mercados de refrigeração e ventilação", afirma o diretor de vendas das Américas e Ásia, Massimo Hartsarich. "A Feira é uma boa oportunidade para a troca de experiências, análise de tendências e acima de tudo para a realização de grandes negócios e consolidar as parcerias existente", completa Carlos Rito, gerente de vendas da ebm-papst Brasil.

Assim como os ventiladores HyBlade fizeram com as hélices axiais em 2010, o RadiCal traz um novo conceito em hélices radiais. Sua forma aerodinâmica evoluiu, reduzindo ainda mais o nível de ruído dos ventiladores da ebm-papst. Com dimensões similares à antiga versão, a substituição mecânica das soluções AC (corrente alternada) ou EC (eletronicamente comutado) se torna mais fácil e dispensa equipamentos de adaptação.

Estilo Inovador
O design aerodinâmico inovador das hélices proporciona um fluxo de ar contínuo através do rotor, que aumenta de forma significativa a eficiência aerodinâmica do ventilador. A seleção dos materiais utilizados também desempenha um papel crucial: as hélices consistem em um projeto híbrido, que proporciona uma combinação entre a estabilidade e o design inovador. As hélices foram desenvolvidas com base nas premissas inovação, pioneirismo e tecnologia.

Mais compacto que os ventiladores radiais da mesma linha, o novo RadiCal pode substituir sem qualquer problema os das versões anteriores, pois usam o mesmo espaço de instalação e são compatíveis tanto na montagem quanto nas conexões elétricas.

O motor do RadiCal também foi otimizado e, em termos de eficiência, esses ventiladores conferem maior economia de energia elétrica quando comparados às soluções AC. Já as séries EC dos ventiladores RadiCal oferecem uma turbina que vai de 133mm a 500mm de diâmetro, e são recomendáveis para aplicações em ventilação e ar-condicionado, como por exemplo, bombas de aquecimento e controle de ar refrigerado para certos compartimentos.

Em termos de eficiência, os ventiladores RadiCais excedem, em muito, as diretivas legais ErP2015, que estão prestes a entrar em vigor na Europa, ao exigir requisitos mínimos para que tais ventiladores se enquadrem na categoria de "Eco-design". Em comparação aos ventiladores convencionais AC, os modelos GreenTech EC consomem até 50% menos energia com a metade do nível de ruído. A estrutura plástica das hélices ajuda a reduzir as emissões de ruído, além de serem altamente resistentes à corrosão, quando expostas a água salgada ou maresia.

Os ventiladores GreenTech EC estão disponíveis em duas configurações diferentes de controle: uma com duas velocidades fixas pré-programáveis e outra com velocidade de controle linear contínuo através de entrada analógica 0-10Vcc ou PWM. Além de diminuir o consumo de energia, com este controle, a vazão e a rotação dos ventiladores podem ser adaptadas exatamente às necessidades de aplicações específicas ou individuais.

Serviço 17ª Febrava
Data: 20 a 23 de setembro de 2011, das 13 às 20h
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Água Funda - São Paulo - SP - Brasil

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 48 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração comercial, industrial (grandes frigoríficos), supermercados, Telecom e ventilação, revendas e distribuidores, no Brasil e em toda a América Latina.