News e press releases

O crescimento do mercado de coifas

Aplicabilidades e modelos diferenciados aquecem o segmento que busca cada vez mais oferecer produtos que atendam com exatidão à demanda na residência

São Paulo, maio de 2011 - A ebm-papst, multinacional alemã líder no segmento de ventilação, alerta sobre a importância em escolher uma coifa e/ou exaustor que tenha o ventilador certo, afinal é ele quem puxa a fumaça e a joga para o meio externo. Escolher a coifa apenas pelo seu design moderno pode, em muitos casos, causar um sério problema em termos de ventilação com acúmulo de cheiro e fumaça ao ambiente em foi instalada. Diante da preocupação estética e da busca pela máxima eficiência, há um mercado de coifas em expansão.

Em São Paulo, a Assistec/Pulsar - Montagem e Serviço, especialista em coifas há cerca de 20 anos e parceira da ebm-papst há pelo menos sete, afirma que o crescimento desse mercado é notável. "A maioria das residências estão colocando coifas. Grande parte desses clientes compra pela utilidade que as coifas têm em retirar a fumaça e a gordura do local, mas muitos deles apenas compram pelo bonito design", conta Marcelo Reich da Silva, responsável pelo departamento de compra da empresa.

Isso porque décadas atrás não se falava muito da importância de coifas de cozinha e exaustores para residências ou estabelecimentos comerciais. A maioria das casas não tinha espaço para a construção de coifas porque, simplesmente, não se usava. Essa realidade, no entanto, vem mudando a cada dia. Segundo a Coifatec, parceira da ebm-past no Paraná, "hoje em dia as coifas são encontradas em residências de diferentes perfis, desde casas da classe média até a alta. Na maioria dos projetos de cozinha já está desenhado o espaço da coifa", comenta Henry José Bot, diretor geral da empresa, ao falar do aumento da utilização de coifas no país.

Aplicação ebm-papst em coifas

A coifa é um sugador de ar, geralmente instalado em cozinhas residenciais, comerciais e industriais. É um exaustor de alta qualidade que puxa a fumaça do ambiente para o meio externo. "As coifas produzidas no mercado nacional já acompanham todas as tecnologias mundiais e não deixam nada a desejar em relação às fabricadas lá fora", afirma o coordenador técnico da ebm-papst, Rafael Lopes.

O ventilador da ebm-papst vai dentro do duto para puxar a fumaça para fora do local. Para diferentes aplicações - residencial ou comercial - são usados ventiladores de tamanhos variados. "Nas residenciais, usamos um ventilador de quatro velocidades, esse é nosso diferencial, além da durabilidade e baixo nível de ruído", explica o especialista de vendas da ebm-papst, Emerson Marques. Fornecemos aos nossos parceiros dois tipos de ventiladores siroco de dupla aspiração, o de 110 e o de 220 volts.

Sobre a ebm-papst Brasil
A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 48 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração comercial, industrial (grandes frigoríficos), supermercados, Telecom e ventilação, revendas e distribuidores, no Brasil e em toda a América Latina