de.espirit.firstspirit.generate.ContentContext@67e229a0

Arte de engenharia em quatro rodas

Com peças e conhecimento, a ebm-papst oferece suporte a equipes de estudantes que estão competindo no concurso internacional de design "Fórmula Estudante".

Os carros “KIT” dos últimos dez anos.

Florian Brunner, estudante de engenharia industrial do KIT.

Quando as primeiras solicitações de patrocínio de equipes da "Fórmula Estudante" chegaram, cerca de seis anos atrás, a ebm-papst logo se prontificou a apoiar os alunos no desenvolvimento de seus carros de corrida. A Fórmula Estudante é uma competição de design internacional, em que mais de 600 equipes universitárias competem em autódromos ao redor do mundo. Desde então, a ebm-papst forneceu ventiladores e motores. Quando necessário, um engenheiro de desenvolvimento suporta os alunos. Natasa Kopp, que é o responsável pelo marketing da universidade em St. Georgen e cuida dos pedidos, diz que "é importante para nós promover projetos como o Fórmula Estudante e apoiar a próxima geração de engenheiros. Nós enxergamos um grande potencial para o desenvolvimento de veículos elétricos em particular." O programa também familiariza os alunos com a empresa; talvez um deles vá decidir sobre uma carreira na ebm-papst depois de se formar.

Ventiladores axiais para o turbocompressor

Os membros da equipe 80-strong KA-RaceIng do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT) vêm de uma grande variedade de disciplinas como engenharia mecânica, engenharia industrial, engenharia elétrica ou tecnologia da informação. Esta equipe faz parte do concurso há dez anos e apresentaram seus dois carros recém-projetados em abril. Mais de 700 alunos, professores e patrocinadores estavam alojados no maior auditório do instituto para ver a apresentação. Durante meses, os alunos colocam seu empenho e talento inventivo no desenvolvimento dos carros. Agora o KIT16e e o KIT16c estão no centro das atenções — juntamente com todos os logotipos da empresa afixados a eles. "A Fórmula Estudante só funciona graças aos nossos patrocinadores," diz Florian Brunner, um estudante de engenharia industrial de 20 anos do KIT, que está envolvido no marketing da equipe desde o ano passado.

“A Fórmula Estudante só funciona graças aos nossos patrocinadores”.

"Neste momento, estamos em segundo lugar no ranking mundial com nosso carro elétrico". Três ventiladores axiais da ebm-papst estão instalados no KIT16e para esfriar seus motores e a eletrônica de potência. Estes também estão instalados em sua contrapartida de combustão, o KIT16c. Os ventiladores sugam o ar através do intercooler e arrefecem o turbocompressor. "As peças da ebm-papst sempre mantiveram sua promessa," diz Brunner. Novamente este ano, vamos manter nossos dedos cruzados para que os carros KA-Racelng convençam os palestrantes e cruzem a linha de chegada em primeiro lugar nos autódromos da Grã-Bretanha, Áustria, Alemanha e Espanha.

Rosiene Soares
Assistente de Marketing