Ventiladores para refrigeração de lâmpadas de LED

As Lâmpadas de LED (light-emitting diode) representam um grande avanço na tecnologia de iluminação. Elas são mais econômicas que as tradicionais lâmpadas fluorescentes e muito mais econômicas que as antigas lâmpadas incandescentes, ou seja, da energia consumida da rede elétrica uma maior parte é transformada em luz e uma menor parte é dissipada em calor.

Figura 1 – Lâmpada de LED convencional

Entretanto, este calor dissipado é concentrado em uma pequena placa eletrônica e quando a temperatura é excessiva ela afeta diretamente a vida útil da lâmpada e a intensidade da emissão de luz. Por esse motivo as lâmpadas de LED frequentemente necessitam de refrigeração, que pode ser um simples dissipador ou com ventilação forçada (dissipador mais um ventilador), conforme visto na figura 1 (fonte: www.3mlighting.com/led) .

Mercado de lâmpadas de LED

A empresa independente Lux Research realizou uma pesquisa intitulada “"Casting the Light: Illuminating the Opportunities in 2023's LED Luminaire Market” e concluiu que o mercado de lâmpadas de LED deve crescer cerca de 12 vezes na próxima década, partindo de $1,5 bilhões em 2013 para $14,5 bilhões em 2023. Isso representa um crescimento de 25% ao ano.

A queda dos custos de produção devem cair em decorrência do aumento do volume de vendas, e com isso outras aplicações devem se tornar viáveis.

Fonte: Lux Research Hinc

Lâmpadas de LED para luminárias

A iluminação pública é responsável pelo consumo de uma quantidade significativa de energia elétrica e a eficiência das luminárias utilizadas impacta diretamente nos custos de operação.

É com a finalidade de reduzir estes custos de operação que foram desenvolvidas as luminárias de LED, que são capazes de operar com um consumo elétrico muito inferior às tradicionais.

O projeto de uma luminária de LED necessita de uma fonte para a geração de corrente contínua, na qual a lâmpada trabalha. Por esse motivo os ventiladores utilizados também são utilizados em corrente contínua.

Fonte: Philips

Lâmpadas de LED para faróis automotivos

O projeto de faróis automotivos de LED exige um eficiente controle de temperatura. Um bom projeto pode assegurar o funcionamento do equipamento por até 10 anos.

Durante a operação o ventilador é submetido a vibrações, choques e grandes variações de temperatura. A solução de ventilação ideal deve ser compacta, possuir baixa dissipação de calor, baixo nível de ruído e elevada vida útil.

Fonte: ebm-papst

A ebm-papst é uma multinacional alemã, líder no segmento de motores ventiladores, com 50 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de Refrigeração Comercial, Industrial (grandes frigoríficos), Supermercados, Telecom, Ventilação e Ar condicionado e Revendas e Distribuidores no Brasil.

Jorge Monzém
Engenheiro de Produto