Soluções de eficiência energética para todas as aplicações

Chillventa, a principal feira sobre eficiência energética, bombas de calor e tecnologia de refrigeração, será realizada em Nuremberg de 11 a 13 de outubro de 2016. A ebm-papst apresentará suas mais novas tecnologias de ventiladores e soluções para uma variedade de aplicações no corredor 4A, estande 313.

Difusores AxiTop agora estão disponíveis para ventiladores axiais de 1250 mm, que são utilizados em plantas de refrigeração e condensadores, por exemplo.

Conceito revolucionário de ventilador axial

Emissões de ruídos e eficiência energética são aspectos fundamentais para ventiladores axiais utilizados em evaporadores, condensadores e trocadores de calor em sistemas de ventilação, refrigeração e ar condicionado – além da vazão de ar requerida. Para explorar plenamente o potencial disponível para a otimização, o ventilador tem que ser considerado como um sistema completo com hélice, motor, carcaça e eletrônica de controle. Melhorias de eficiência só podem avançar juntamente com melhorias na aerodinâmica. E a ebm-papst aceitou este desafio e desenvolveu um conceito revolucionário para ventiladores axiais que será apresentado pela primeira vez na feira Chillventa.

Difusor AxiTop para ventiladores axiais com diâmetros de 1,25 metros

Os ventiladores axiais com diâmetro de 1250 mm da ebm-papst foram equipados com lâminas novas e um ângulo de inclinação otimizado. Os ventiladores axiais desta categoria de tamanho agora podem ser combinados com o difusor AxiTop. Com a aerodinâmica melhorada e a utilização simultânea de difusores, o consumo de energia pode ser reduzido em aproximadamente 25% e o nível de eficiência geral aumentou em mais de 50%. Graças a sua potente eletrônica de 6 kW, os ventiladores alcançam o fluxo de ar de até 65.000 m³/h. Estes são utilizados em sistemas de geração de eletricidade, plantas de gás e estações de compressores, bem como em condensadores e grandes instalações frigoríficas.

Software de seleção "FanScout" certificado TÜV SÜD

Quando o ventilador é muito fraco, isso significa resfriamento insuficiente, mas quando é muito forte, o ventilador consome muita energia elétrica. Para encontrar o ventilador ideal de maneira rápida e confiável para sua aplicação na extensa gama de produtos ebm-papst, a empresa desenvolveu um software de seleção "FanScout" – também em exposição na Chillventa. O software é baseado em diagramas característicos medidos para cada combinação de motor/ventilador. Isto torna os dados operacionais gerados pelo software extremamente precisos. Os cálculos de acuracidade em comparação com medições reais em laboratório são classificados na classe mais elevada de precisão – confirmada pela organização TÜV SÜD. O processo de seleção também encontra ventiladores para operação em paralelo chamados FanGrids.

Rosiene Soares
Assistente de Marketing