Inovação e sustentabilidade, o foco da ebm-papst na Febrava 2013

Economia de energia continua sendo um dos principais focos das indústrias em todo o mundo. E a ebm-papst, ao completar 50 anos de fundação neste ano de 2013, mostra seus investimentos em tecnologia sustentável apresentando ao mercado os novos ventiladores e motores com tecnologia Green Tech EC, capazes de economizar até 50% de energia elétrica.

Rainer Hundsdörfer - Presidente do Conselho de Administração do Grupo ebm-papst, Adriana Belmiro da Silva – Diretora ebm-papst Brasil e Massimo Hartisarich – Diretor Comercial ebm-papst para Américas

Rainer Hundsdörfer, Presidente do Conselho de Administração do Grupo ebm-papst desde 2012, em visita ao Brasil, teve a oportunidade de conhecer os avanços dirigidos aos setores de refrigeração e ar condicionado, os principais de atuação da indústria, apresentados na Feira.

Para Rainer, que visitou os estandes de vários clientes da ebm-papst, o tamanho da exposição, dos estandes e do número de visitantes realmente impressiona e mostra perspectivas otimistas em relação ao crescimento desse mercado.

As inovações tecnológicas na movimentação do ar de forma inteligente e silenciosa da ebm-papst, sempre com foco na sustentabilidade, principalmente, no que se refere a produtos com baixo consumo de energia, como é o AxiTop e o RadiPac, chamaram a atenção dos visitantes.

O lançamento do Ventilador Axial Multiwing, com 1250 mm de diâmetro, também atraiu a atenção. Indicado para quaisquer aplicações que necessitem de alta vazão e média perda de carga; por exemplo, tuneis de congelamento, que com uma potência frigorífica adequada e elevada ventilação sobre o produto, realizam o congelamento no menor tempo possível, mantendo ao máximo as propriedades de carnes, vegetais, etc. o Multiwing é o único ventilador com motor eletrônico de 12 KW disponível no mercado. Não é simplesmente um ventilador, é uma solução completa, por se tratar de um ventilador eletrônico que dispensa painel elétrico, com recursos para controle de velocidade e proteções incorporadas no ventilador.

“A ebm-papst Brasil se sentiu prestigiada com a visita do CEO, num momento em que a conjuntura econômica do Brasil se mostra muito otimista, com a Copa do Mundo e as Olimpíadas que se realizam nos próximos 2 anos, trazendo a modernização e a construção de infraestrutura apropriada”, afirma Adriana Belmiro da Silva – Diretora Geral

Segundo Adriana, com a crise mundial, grandes potências passaram a olhar o mercado Brasileiro de uma forma diferente. Nota-se que o investimento de países estrangeiros, como dos Estados Unidos, China, França e Alemanha, de onde vem a ebm-papst, tem aumentado relativamente há dois anos.

A ebm-papst está atenta a essas mudanças e tem olhado de forma mais efetiva o desenvolver do mercado e os segmentos em que pode nse tornar mais fortes no país. A perspectiva para 2013 é de crescer 20% em relação a 2012, com a abertura da empresa em novos segmentos no Brasil, como o de refrigeração industrial. Além desse, o setor de supermercados, com o forte aumento em vendas, tem crescido e, com isso, nossa perspectiva de negócios para o setor tem melhorado a cada dia.

Os produtos da ebm-papst estiveram presentes nos sistemas apresentados por vários fabricantes, clientes expositores da Feira.

O novo difusor Axi-Top, desenvolvido para atender necessidades urgentes do mercado: diminuir o ruído e elevar a eficiência operacional com maior redução do consumo de energia.é aplicado nos ventiladores eletrônicos GreenTech ebm-papst. Permite a redução no consumo de energia em até 27%, queda no nível de ruído em até 7,2 decibéis e até 9% de melhoria da performance do ar, sem exigir quaisquer alterações no design pelo cliente final (com operação de 6000 horas / ano).

A linha de ventiladores Radiais Centrífugos RadiPac que utilizam a tecnologia Green-Tech EC (eletronicamente comutável), oferecem baixo consumo de energia,eficiência, elevada performance do ar, ventilação mais eficiente, redução efetiva do ruído, baixo custo de instalação e de mão de obra, design compacto para atender espaços reduzidos, registro de dados operacionais são algumas das principais características técnicas que fazem do RadiPac EC um ventilador para instalações sustentáveis.

A ebm-papst é uma multinacional alemã, líder no segmento de motores ventiladores, com 50 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos sgementos de Refrigeração Comercial, Industrial (grandes frigoríficos), Supermercados, Telecom, Ventilação e Ar condicionado e Revendas e Distribuidores no Brasil.