News e press releases

Plug Fan: elevada eficiência energética e maior desempenho do ar

Ventiladores Plug Fan: novidade para a área de Ventilação e Ar Condicionado

São Paulo, abril de 2013 - A ebm-papst apresenta ao mercado sua nova série de ventiladores Plug Fan, utilizando a mais avançada tecnologia em eficiência energética, a GreenTech EC (eletronicamente comutado).

Esta tecnologia permite otimizar a eficiência dos ventiladores de acordo com os padrões mínimos de eficiência energética da norma européia ErP. As unidades EC utilizadas nos Plug Fans são tão eficientes quanto os motores da classe de eficiência IE4, pois excedem as exigências atuais da diretiva ErP.

Os ventiladores centrífugos tipo radial Plug Fan são empregados em sistemas de ventilação e ar condicionado trazendo como principal benefício a economia de energia. Possuem diâmetros de 250 a 900 mm; potência de 400 W a 6 Kw; vazão de 300 a 30 mil m3/hora, com aumento de perda de pressão em até 1200 Pa, o que atende praticamente todas as aplicações no campo da ventilação e ar condicionado.

A linha Plug Fan contém um revestimento especial resistente à corrosão, para permitir seu uso em ambientes bem agressivos.

“Os ventiladores Plug Fan já são sucesso na Europa, principalmente em aplicações de ar condicionado em AHU (air handling units/fan coils)“, afirma Leandro Taglieri dos Santos, especialista do mercado de Ventilação e Ar Condicionado da ebm-papst.“Esse sucesso resulta de sua elevada eficiência e pelo fato de tornar os equipamentos mais compactos, diminuindo os custos com materiais e otimizando o espaço; precisamos desenvolver no Brasil essa cultura para substituir ventiladores com o sistema de polia e correias, menos eficientes”, finaliza.

Vantagem Tecnológica

Entre as vantagens técnicas do Plug Fan está o design compacto - o motor de rotor externo eletronicamente comutado é integrado diretamente no ventilador; e a dispensa da correia de transmissão entre o motor e o ventilador, comumente utilizada no mercado, reduz as dimensões necessárias de instalação. Esse efeito é desejável em unidades de ventilação e ar condicionado por duas razões: primeiro, porque o equipamento de ar condicionado (casa de máquinas) pode ser fabricado em tamanho menor, necessitando de menos material e, em segundo, porque reduz o espaço que ocupa.

Além disso, a quantidade de peças sujeitas a desgaste é inferior, ocasionando menos manutenção em relação ao sistema polia e correia, dimunuindo os custos. Os componentes eletrônicos integrados no motor também têm outro benefício prático: a ligação elétrica só precisa de um fio não blindado.

O sistema integrado de controle eletrônico permite que sua velocidade seja adaptada de forma contínua segundo os requisitos e permite que trabalhem de forma extremamente eficiente. Assim, consomem muito menos energia do que os ventiladores convencionais de corrente alternada. Potencial de economia de energia que não é apenas realizado em operação a plena carga, mas principalmente quando os ventiladores são operados em carga parcial.

Sobre a ebm-papst Brasil

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial no segmento de motores ventiladores, com 49 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de Refrigeração Comercial, Industrial (grandes frigoríficos), Supermercados, Telecom, Ventilação e Ar condicionado e Revendas e Distribuidores, no Brasil.

Thais Palomares
Marketing
Phone: +55 11 4613-8716
Fax: +55 11 4777-1456
E-Mail: thais.palomares@br.ebmpapst.com
Internet: www.ebmpapst.com.br