ebm-papst comemora 15 anos de Brasil

Em 2013 a líder de movimentação inteligente do ar, a ebm-papst, completa 15 anos de atuação no mercado brasileiro.

São Paulo, fevereiro de 2013 - Neste mês de fevereiro, a ebm-papst Brasil completa 15 anos no País e faz um balanço de sua atuação no mercado brasileiro neste período.

Em sua chegada ao Brasil em 1998, a empresa se deparou com a dura realidade local: diferentes tributos municipais, estaduais e federais, composição de preços e burocracia. Porém, os desafios foram além. Segundo Adriana Belmiro da Silva, diretora geral da ebm-papst no Brasil, hoje a empresa divide sua história em quatro fases: “Nos primeiros cinco anos o desafio foi informar ao mercado a chegada da empresa no Brasil, a segunda fase foi marcada pela abertura do mercado de Refrigeração e estruturação da área comercial, a terceira fase focou o olhar para a segmentação de mercado, quando a empresa passou a conversar com toda a cadeia que faz parte do processo de decisão na escolha dos componentes e equipamentos. Hoje a empresa considera estar na quarta fase, quando esta dedicada à conquista de novos mercados”.

Um dos novos desafios para o time da ebm-papst Brasil é o estudo para que a empresa invista numa linha de montagem no País: “O Brasil faz parte do planejamento de expansão do grupo. É muito provável que nos próximos cinco anos a empresa opere com montagem local”, comenta Adriana.

Orgulho de ser pioneira

Uma das características mais fortes do grupo ebm-papst é o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento. Hoje a empresa investe mais de 65 milhões de euros nesta área, com mais de 300 engenheiros focados em desenvolver novos produtos, melhores que seus antecessores, especialmente em eficiência e sustentabilidade. Este investimento faz com que a empresa traga ao mercado novas tecnologias, como o desenvolvimento dos motores eletrônicos: “Nossa empresa sempre acreditou no conceito da eficiência energética e desenvolveu há 15 anos, na Alemanha, o conceito do motor eletrônico”.

Além do desenvolvimento da tecnologia na Europa, a empresa também é pioneira em trazer a tecnologia para o Brasil “Hoje somos líderes de mercado na utilização dos motores eletrônicos no segmento de Refrigeração, e estamos levando esta nova tecnologia para novos mercados”.

O time ebm-papst Brasil sabe que há muito trabalho a ser feito, e, segundo Adriana, “o segredo da empresa é ter uma equipe que entende o conceito e é perseverante, porque ao longo desses anos pode parecer que não, mas houve um trabalho de perseverança muito grande para desenvolver um mercado que não valorizava os benefícios de ter produtos eficientes, como o mercado europeu”.

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial no segmento de motores ventiladores, com 49 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de Refrigeração Comercial, Industrial (grandes frigoríficos), Supermercados, Telecom, Ventilação e Ar condicionado e Revendas e Distribuidores, no Brasil e na América Latina (exceto Argentina, Chile, Uruguai e México).