Ventiladores da ebm-papst evitam contaminação de remédios em farmácias

São Paulo, dezembro de 2010 - Montar uma farmácia de manipulação não é fácil já que, para funcionar, os laboratórios precisam cumprir rigorosamente as exigências da Vigilância Sanitária. Uma das normas exige que o ar do ambiente de fabricação dos remédios e cosméticos seja livre de partículas de pó, que podem contaminar os produtos. Para resolver essa questão, a Maqfarma, empresa catarinense que elabora e monta projetos de ambientes para farmácias de manipulação, elegeu a ebm-papst e a Tecny como parceiras para a solução ideal em cumprimento à legislação vigente.

Projetos para farmácias

O sistema inovador é utilizado há três anos pela Maqfarma. “O que pesou na escolha da solução da ebm-papst foi a alta qualidade do produto, o tamanho compacto (que otimiza o espaço da farmácia), a baixa emissão de ruído e o pequeno custo de manutenção”, explica Rubens Conrado, diretor da Maqfarma.

O sistema utiliza ventiladores axiais da ebm-papst, que são responsáveis pelo insuflamento no sistema de pressão. Essa tecnologia é essencial para as salas estéreis de laboratórios, pois impede a saída ou a entrada de partículas e, consequentemente, a contaminação do meio interno, externo e até mesmo do profissional.

“Nesse período de parceria, foram mais de 100 projetos implantados”, afirma César Pacheco, diretor da Tecny, distribuidor ebm-papst em Santa Catarina. Atualmente os ventiladores da fábrica alemã já estão presentes em 80% dos projetos da cliente e com possibilidade de expansão desse percentual.

Quem é a ebmpapst Brasil

A ebmpapst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 44 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebmpapst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração, automotivo, saúde e IT/Telecom, no Brasil e América Latina, exceto Argentina e Uruguai.

A empresa produz e desenvolve tecnologia para ventiladores com foco nas áreas de ventilação controlada - "ventilação inteligente", baixo consumo de energia e rendimento aerodinâmico maximizado, além de ter como uma de suas principais premissas a produção de baixo nível de ruído. Os produtos são flexíveis podendo ser controlados de forma analógica ou digital, com longa durabilidade, isentos de manutenção e com estrutura robusta. Também possuem alta performance em toda a cadeia produtiva em questões de desenvolvimento de novas tecnologias, recursos financeiros e ambientais.