Ação da ebm-papst contribui para o reflorestamento da Amazônia

São Paulo, agosto de 2010 – A ebm-papst, multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, preparou algumas ações para o lançamento do GreenTech – selo verde que identificará todos os produtos do portfólio da empresa como sustentável. Dentre as atividades, a unidade brasileira fará um plantio voluntário de árvores na região amazônica com o objetivo de lutar contra o aquecimento global.

No segmento de motores ventiladores, no qual a empresa é líder também no Brasil, a ação de categorizar os produtos verdes é uma das estratégias da companhia para alertar o mercado sobre a importância de adotar produtos sustentáveis em todas as etapas da produção ou a prestação de serviços. “Hoje sentimos que as empresas já se interessam mais pela questão da sustentabilidade e é importante que o mercado saiba que existem opções de motores ventiladores que substituem os tradicionais com ganhos para empresas e o meio ambiente”, enfatiza Adriana Belmiro da Silva – diretora geral da ebm-papst Brasil.

A ação do plantio de árvores que promove o florestamento e reflorestamento na Amazônia e também agrega a geração de emprego, renda e impostos na Região é uma parceria da ebm-papst com o Green CO2 - grupo que oferece produtos e serviços para soluções nas áreas de consultoria e projetos ambientais.

“Mesmo sem ter fábricas no Brasil o plantio de árvores foi uma das formas que encontramos para contribuir com a natureza, amenizar os danos que causamos a ela com a atividade humana e reforçar a atuação sustentável da empresa. E a região da Amazônia é a melhor forma de representar a nossa preocupação com o meio ambiente brasileiro”, destaca a executiva.

Conceito

À unidade brasileira cabe a responsabilidade de plantar árvores a partir de um percentual de cada venda de produto que será destinado ao reflorestamento de áreas devastadas da Amazônia.

O projeto do plantio voluntário poderá ser acompanhado por meio de um link que ficará no selo GreenTech na página brasileira da empresa – www.ebmpapst.com.br.

Ação

Seringueira, Teca e Açaí são as espécies escolhidas para serem plantadas no projeto da ebm-papst, que tem previsão de um ano para a fase inicial.

Embora alguns tipos de árvores necessitem somente de 6 ou 7 anos para chegar a vida adulta, o projeto prevê um período de 20 anos de monitoramento. Isso porque este tempo garante a vida (reposição) de cada árvore plantada.

Selo GreenTech

Segundo Adriana, a ideia do selo é identificar os produtos da companhia como sustentáveis diferenciando-os dos demais. “A preocupação com o meio ambiente não é uma característica nova da empresa, isso vem desde sua fundação em 1963, e por isso este selo só vem reafirmar o nosso posicionamento em defesa da natureza”, explica.

A executiva destaca ainda que o cuidado com o meio ambiente integra todas as etapas do processo de desenvolvimento dos produtos. “A cada novo equipamento lançado temos a intenção que ele seja melhor do que o anterior, tanto em termos de tecnologia como em economia de energia e diminuição de ruídos, pois se isso não acontecer não há porque ele existir”, finaliza Adriana.

Quem é a ebm-papst Brasil

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 44 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração, automotivo, saúde e IT/Telecom, no Brasil e América Latina, exceto Argentina e Uruguai.

A empresa produz e desenvolve tecnologia para ventiladores com foco nas áreas de ventilação controlada - "ventilação inteligente", baixo consumo de energia e rendimento aerodinâmico maximizado, além de ter como uma de suas principais premissas a produção de baixo nível de ruído. Os produtos são flexíveis podendo ser controlados de forma analógica ou digital, com longa durabilidade, isentos de manutenção e com estrutura robusta. Também possuem alta performance em toda a cadeia produtiva em questões de desenvolvimento de novas tecnologias, recursos financeiros e ambientais.