ebm-papst fecha 2009 com balanço positivo

São Paulo, 23 de novembro de 2009 – Num ano em que as empresas de pequeno, médio e grande porte no Brasil e no mundo sofreram impactos negativos por conta da crise econômica mundial, há companhias que aproveitaram o período de incertezas como uma oportunidade para a reestruturação. Esse foi o caso da ebm-papst Brasil – multinacional alemã líder mundial no segmento de motores ventiladores.

Instalada no Brasil há mais de uma década, a empresa, como todas as outras, sentiu os impactos da crise em seus resultados, mas otimizou a fase em que os negócios ficaram mais lentos para rever processos e estratégias. “Mesmo com um resultado não muito favorável financeiramente fizemos um balanço positivo do ano e levantamos perspectivas de reestruturação e crescimento para 2010”, afirma Adriana Belmiro da Silva, diretora geral da ebm-papst Brasil.

Segundo a executiva, com a crise mundial que se iniciou no ano passado, houve uma parada na economia em escala o que fez com que grande parte da empresas diminuísse drasticamente os investimentos e reduzisse as compras, afetando assim a maioria dos mercados. “A crise freou a economia que vinha em ascensão, atrapalhando a perspectiva de uma performance igual ou superior à de 2008”, enfatiza.

Adriana ressalta ainda que a crise ajudou a ebm-papst a entender melhor a demanda real do mercado o que faz com que, hoje, a empresa esteja cada vez mais próxima dos clientes para atender suas perspectivas e para que não sofra com o volume alto de produtos, evitando assim uma projeção falha do estoque.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio-ambiente é uma das bandeiras da empresa alemã que nos últimos anos tem apresentado ao mercado produtos sustentáveis e com baixo consumo de energia. “Com a crise, este posicionamento se consolidou e reforçamos a necessidade de dar andamento ao desenvolvimento de soluções e investimentos eco-amigáveis, cada vez mais em ascensão”, completa Adriana.

A executiva destaca que a conscientização das empresas para a economia de energia foi o principal fator que favoreceu o negócio da empresa, pois a preocupação com o tema sustentabilidade e a busca de alternativas para a redução de custos, tem tido peso significativo na atual economia global, o que refletiu diretamente nos negócios da empresa.

Expectativas

A executiva espera que o ano que vem seja de recuperação. “A expectativa é que 2010 seja mais estável, nem tanto como 2008, mas com a economia e o crescimento melhor estruturados. Nossa perspectiva é realizar a meta de faturamento do ano passado”, destaca.

Adriana ressalta também que o foco continuará sendo a sustentabilidade e que dará continuidade aos negócios iniciados em 2009. “Além disso, vamos também consolidar a linha HyBlade que foi lançada este ano e é única no mundo, com ventiladores de pá híbrida e benefícios como o baixo nível de ruído e a redução do peso”.

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 43 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração, automotivo, saúde e telecom, localizadas nas regiões das Américas do Sul e Central (exceções de Argentina e Uruguai).

A empresa produz e desenvolve ventiladores nas áreas de ventilação inteligente, redução de consumo de energia e rendimento maximizado. Os produtos são flexíveis por vias analógica ou digital, com longa durabilidade, sem ter necessidade de reparos e com estrutura robusta, além de ter alta performance em toda a cadeia produtiva em questões desenvolvimento de novas tecnologias, recursos financeiros e ambientais.