News e press releases

Refrigeração inteligente reduz 50% nas perdas em frigoríficos

São Paulo, 14 de abril de 2008 – Aumento de produtividade, melhoria na qualidade e redução das perdas têm sido as grandes metas em todos os segmentos produtores de alimentos no Brasil. No setor frigorífico não é diferente. Estima-se que até 3% da produção é perdida diariamente por ineficiências na refrigeração. Para minimizar a chamada “quebra”, a Cotril Alimentos, de Goiás, adotou a utilização de equipamentos Frost Frio com ventiladores ebm-papst, multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, em câmaras para resfriamento e processamento.

Com a utilização desse equipamento nas médias câmaras de resfriamento e processamento, a empresa conseguiu reduzir em 50% a perda do alimento durante o período de resfriamento até o congelamento. “Se levarmos em conta que a quebra gera uma perda de 1,5% a 3%, com a ventilação controlada no sistema de refrigeração do frigorífico, esta perda cai para 0,8% a 1%”, explica Gustavo Tonhasolo, coordenador de produto da ebm-papst Brasil. “Pode-se verificar, nesse um ano em que adotamos o sistema de refrigeração, que houve uma diminuição real na quebra do resfriamento das carcaças de 1,5% para 0,7% a 0.8%”, afirma Fernandino Vilela Filho, gerente industrial da Cotril Alimentos.

Para melhor dimensionar os benefícios, caso se tenha um frigorífico com uma produção de mil cabeças de gado/dia, no qual cada cabeça proporcione 200 quilos de produto, chega-se a um valor diário de 200 toneladas/dia. Com uma redução de apenas 0,5% na perda pela quebra, correspondente a 1.400 quilos/dia e tomando como referência R$ 6,00 por quilo, o custo do produto dispensado, chega-se a um desperdício mensal de mais de R$ 184 mil reais. “Estes números mostram que todo o investimento feito na ventilação controlada neste sistema de refrigeração tem um retorno em poucos meses, sem computar nesses cálculos os ganhos com o menor consumo de energia”, argumenta o coordenador da ebm-papst.

Segundo a Cotril Alimentos, a escolha pelo sistema de refrigeração que utiliza a tecnologia embpapst ocorreu devido à preocupação com um melhor padrão de qualidade no processamento das carnes e cortes. “Investimos em modernos equipamentos e adotamos os produtos da multinacional alemã por serem de última geração, alta qualidade e possuírem um otimizado sistema de ventiladores”, explica Vilela. A Cotril Alimentos afirma, ainda, que seu maior diferencial está na climatização de toda a indústria, desde o abate até o embarque do produto final. “Notamos que houve, também, outros benefícios como a diminuição no índice de ruídos, economia de energia e a diminuição do peso do equipamento”, conclui.

Ventilação controlada

A refrigeração controlada do equipamento Frost Frio é fruto da utilização dos ventiladores motores ebm-papst da linha de produtos com tecnologia EC (eletronicamente comutado). Produtos inteligentes e que economizam até 70 % do consumo de energia elétrica dos sistemas de ventilação tradicionais.

Com este tipo ventilador, sistemas de ar condicionado e refrigeração possuem durabilidade até quatro vezes maior que dos principais concorrentes, baixa geração de ruídos, principalmente, em regimes de rotação reduzida e controlada, além de serem isentos de manutenção. “Os ventiladores dessa linha têm como característica o fato de gerarem pouco calor, consumirem menos energia elétrica, diminuindo o tamanho da instalação e não gerando um custo adicional para o sistema de refrigeração e, com isso, reduzindo a agressão ao meio ambiente e os custos para os usuários”, explica Adriana Belmiro da Silva, diretora geral da ebm-papst Brasil.

O controle da velocidade integrado, único no segmento, classifica o produto como inteligente. “Instalados em ar condicionados, por exemplo, com a simples adição de sensores diretamente no ventilador, é possível efetuar o controle da temperatura, umidade, vazão, enfim, garantir a pureza e qualidade do ar em recintos fechados e trabalham automaticamente de acordo com a demanda necessária”, enfatiza a executiva.

Sobre a ebm-papst Brasil

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 43 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração, automotivo, saúde e telecom, localizadas nas regiões das Américas do Sul e Central (exceções de Argentina e Uruguai). A empresa produz e desenvolve ventiladores nas áreas de ventilação inteligente, redução de consumo de energia e rendimento maximizado. Os produtos são flexíveis por vias analógica ou digital, com longa durabilidade, sem ter necessidade de reparos e com estrutura robusta, além de ter alta performance em toda a cadeia produtiva em questões desenvolvimento de novas tecnologias, recursos financeiros e ambientais.

Thais Palomares
Marketing
Phone: +55 11 4613-8716
Fax: +55 11 4777-1456
E-Mail: thais.palomares@br.ebmpapst.com
Internet: www.ebmpapst.com.br