Tecnologia EC ebm-papst reduz até 70% do consumo de energia da ventilação dos equipamentos

São Paulo, janeiro de 2009 - Em 2009, o Brasil terá 32 novos shopping centers, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). No planejamento desses novos empreendimentos, arquitetos e construtores procuram as iniciativas "verdes", com menor impacto para o meio ambiente e melhor custo benefício para o consumidor final. Para suprir esta demanda, a ebm-papst, multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, reforça no Brasil a estratégia de atuação da linha de produtos com tecnologia EC (eletronicamente comutado). Produtos inteligentes e que em algumas aplicações economizam até 70 % do consumo de energia dos sistemas de ventilação tradicional.

Os produtos que utilizam a exclusiva tecnologia EC ebm-papst já são uma realidade nos mercados Europeu, Asiático e na América do Norte. Com este tipo ventilador, sistemas de ar condicionado e refrigeração, possuem durabilidade até quatro vezes maior que dos principais concorrentes, baixa geração de ruídos, principalmente em regimes de rotação reduzida e controlada e são isentos de manutenção.

Todas essas vantagens aliadas ao desenvolvimento constante de tecnologia de ponta e o atendimento da multinacional no País, por meio de sua filial instalada na cidade de Cotia (SP), tornam o produto indispensável para os empreendimentos verdes. "Os ventiladores dessa linha têm como característica o fato de gerarem pouco calor, consumirem menos energia elétrica, diminuindo o tamanho da instalação e não gerando um custo adicional para o sistema de refrigeração e, com isso, reduzindo a agressão ao meio ambiente e os custos para os usuários", explica Adriana Belmiro da Silva, diretora geral da ebm-papst Brasil.

O controle da velocidade integrado, único no segmento, classifica o produto como inteligente. "Instalados em ar condicionados, por exemplo, com a simples adição de sensores diretamente no ventilador, pode-se efetuar o controle da temperatura, umidade, vazão, enfim, pureza e qualidade do ar em recintos fechados e trabalham automaticamente de acordo com a demanda necessária", enfatiza a executiva. Em edifícios comerciais e shoppings centers, o sistema de ar condicionado é responsável por até 50% do consumo de energia.

No Brasil, nos últimos três anos, os investimentos estrangeiros em shopping centers, principalmente, vindos dos Estados Unidos e Canadá, totalizaram US$ 7,5 bilhões. O segmento foi atraído pela estabilidade da economia nacional e pela indústria crescente do setor. Em 2007 foram abertos 22 empreendimentos na área.

Investimento

Com o objetivo de aumentar a participação no mercado em países emergentes e dobrar seu faturamento mundial até 2015, dos atuais 1 bilhão de euros para 2 bilhões de euros, a ebm-papst, reforça a atuação da tecnologia EC e pretende instalar, nos próximos anos, uma linha de produção no Brasil.

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 43 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração, automotivo, saúde e IT/Telecom, no Brasil e em toda a América Latina

A empresa produz e desenvolve tecnologia para ventiladores com foco nas áreas de ventilação controlada - "ventilação inteligente", baixo consumo de energia e rendimento aerodinâmico maximizado, alem de uma de suas principais premissas que o conjunto tenha que produzir um baixo nível de ruído. Os produtos são flexíveis podendo ser controlados de forma analógica ou digital, com longa durabilidade, isento de manutenção e com estrutura robusta, além de ter alta performance em toda a cadeia produtiva em questões desenvolvimento de novas tecnologias, recursos financeiros e ambientais.