News e press releases

ebm-papst faz balanço do setor em 2011

A ebm-papst analisa os diferentes setores da empresa de atuação no Brasil e traz o que de melhor ocorreu durante o ano de 2011

São Paulo, dezembro de 2011 – A ebm-papst, líder mundial no mercado de refrigeração, vem investindo ano após ano na melhoria de seu atendimento aos diferentes setores que a empresa atua e, em 2011, alguns deles se destacaram, abrindo mais espaço para as áreas de telecom, refrigeração industrial e o mercado de ar condicionado e ventilação.

O ano de 2011 terminou para as empresas brasileiras, mas para a ebm-papst ainda continua, já que seu ano fiscal funciona como o Europeu, de abril a março. Para contar um pouco do que aconteceu neste ano, os especialistas da ebm-papst Brasil tomam a palavra e fazem um balanço de seu setor. O último depoimento fica por conta de Leandro Taglieri dos Santos, engenheiro contratado recentemente e que será responsável pelo setor de ar condicionado, uma das apostas de 2012 para a empresa.

Jonathan Pretel, especialista de vendas (supermercado)

“2011 foi um ótimo ano para o setor de supermercados por dois motivos. Primeiro em relação ao faturamento, que foi muito bom. O período de pico de vendas vai de agosto a novembro por causa da aproximação com o verão. Em setembro e outubro nós ultrapassamos a meta e a venda de EC (eletronicamente comutado) foi muito acima do planejado. É um aprendizado, o negócio do EC está acontecendo.

Quando converso com os fabricantes de equipamentos, percebo que a conscientização por produtos eficientes já começa na área de venda dos fabricantes. Eles estão buscando oportunidades e nos informam quem já está usando. Nesses dois meses, vendemos 600 ventiladores eletrônicos, número que antes não passava de cem por mês e era mais concentrado em algumas redes. Tivemos um crescimento de cerca de 40% nos ventiladores EC.

Tenho certeza que isso é reflexo do trabalho que estamos fazendo durante o ano, mais focado nos consultores e nos clientes finais. Todas as lojas novas do Walmart, por exemplo, terão os ventiladores eletrônicos. Isso é realmente um ganho para todos nós e, principalmente, para os clientes finais que gastam menos energia e continuam contando com a excelente qualidade alemã.”

Marcos Ribeiro, especialista de vendas (revendas)

Este ano foi importante no que se refere ao relacionamento. Nosso objetivo foi nos aproximar mais das revendedoras e distribuidores para que entendessem os produtos da ebm-papst. Em cada revenda, tivemos um trabalho de treinamento para vendedores antigos e explicações de como entender o código dos produtos no manual, fazendo com que, dessa forma, eles pudessem se sentir mais confiantes para atender o consumidor final. Nós estipulamos visitas de até três vezes ao mês nas revendas top de linha e aquelas que hoje estão no nosso site. Sempre analisamos como foram as consultas, os contatos enviados, como o atendimento tem sido feito, bem como a demanda do nosso produto por loja.

Em termos de vendas, vemos a mesma curva de 2010, já com um leve crescimento no segundo semestre porque o ano fiscal vai até 2011. Esse ano foi muito mais trabalhoso, bem mais focado em recuperar contato com nossos clientes. E tivemos bons resultados, afinal eles colocaram um ou dois produtos nos catálogos deles, o que é muito positivo. A proximidade com o especialista e a ebm-papst os deixa seguros, pois estamos lá para resolver qualquer problema. Como diz o ditado, "quem não é visto, não é lembrado", por isso estamos sempre presentes.

Emerson Marques, especialista de vendas (telecom)

O mercado de telecom surpreendeu a todos, devido ao extraordinário crescimento e maior contato com clientes, logo após a ebm-papst tomar a decisão de focar suas vendas por segmento. Como o setor de Telecom tem crescido como um todo, somado aos eventos da Copa e Olimpíadas que vêm se aproximando, este será, sem dúvida, um dos setores mais promissores para a empresa. Por isso, começamos a investir mais em 2011 e continuaremos durante o ano fiscal de 2012/2013.

Carlos Rito, gerente de vendas

O mercado industrial em 2011 também foi muito positivo para ebm-papst. É um segmento em desenvolvimento e que, após alguns anos de trabalho pela quebra de paradigmas, está mais aberto às nossas tecnologias, demandando cada vez mais soluções voltadas para eficiência energética.

A abertura do mercado para equipamentos mais tecnológicos e, também sustentáveis, impulsionou a busca e o desenvolvimento de novas tecnologias. No caso especifico do segmento industrial, a utilização dos motores EC permite o controle da vazão e temperatura do ar em consonância com as necessidades específicas dos consumidores do frio, proporcionando não apenas a conservação energética, mas também o controle preciso da temperatura e do deslocamento do ar.

Leandro Taglieri dos Santos, especialista de vendas (ventilação e ar condicionado)

O mercado de ar condicionado tem excelentes perspectivas a curto e longo prazo, com diversos eventos acontecendo no Brasil nos próximos anos. Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é necessário um grande investimento, principalmente em infraestrutura nos aeroportos, hotéis e locais de entretenimento, esporte e turismo, da mesma forma como temos visto acontecer em shoppings, centros empresariais e comerciais.

Tais investimentos serão destinados ao transporte público, portos, transporte ferroviário, setor de energia e, em todos os lugares em que pudermos utilizar os ventiladores da ebm-papst. E isso vai além de ambientes físicos, os ventiladores serão instalados também nos painéis elétricos, elevadores, máquinas industriais, entre outros. Com o crescimento do Brasil, os eventos e a necessidade em criar soluções viáveis para a melhoria de cidades, as perspectivas de crescimento da ebm-papst se tornam ainda maiores. E é por isso que estamos investindo em profissionais cada vez mais qualificados nos diferentes setores, na aproximação com os clientes e na inovação, para sempre conseguir atender a essa demanda crescente do mercado por ventiladores nas mais diversas aplicações.

Sobre a ebm-papst Brasil

A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com 48 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração comercial, industrial (grandes frigoríficos), supermercados, Telecom e ventilação, revendas e distribuidores, no Brasil e em toda a América Latina.

Thais Palomares
Marketing
Phone: +55 11 4613-8716
Fax: +55 11 4777-1456
E-Mail: thais.palomares@br.ebmpapst.com
Internet: www.ebmpapst.com.br