News e press releases

ebm-papst desenvolve programa job rotation para qualificar a mão de obra

Diante das mudanças no mercado de trabalho, a multinacional alemã oferece aos seus funcionários grandes oportunidades de crescimento na carreira

São Paulo, abril de 2011 - Especialistas já indicaram que se o crescimento do Brasil continuasse em ritmo acelerado, possivelmente haveria um apagão de mão de obra em diversos setores. E essa já é uma realidade para muitas empresas que buscam profissionais qualificados. Diante desse cenário, a multinacional alemã de refrigeração e ventilação ebm-papst desenvolve um trabalho com os funcionários de rotatividade de postos e funções. A unidade brasileira, com sede em Cotia (SP), promove um intercâmbio com a sede, situada em Mulfingen, em um programa intitulado Job Rotation.

Para a diretora geral da filial brasileira, Adriana Belmiro da Silva, um programa como o job rotation só traz benefícios para a empresa. "Com um mundo cada dia mais globalizado, a integração e o compartilhamento de culturas e mercados se tornam fatores necessários para que uma grande empresa continue crescendo sem, contudo, perder o essencial, o seu capital humano. Na ebm-papst, passamos a contar com engenheiros, técnicos e especialistas ainda mais dedicados, completos e que se adaptam com mais facilidade a diferentes realidades", avalia Adriana.

Intercâmbio: uma nova vida
No final de abril, o coordenador técnico da ebm-papst no Brasil, Rafael Lopes da Costa, irá trabalhar na sede com a missão de conhecer todos os setores da indústria, seus responsáveis e suas formas de trabalho. Costa reconhece que o projeto e as iniciativas relacionadas ao setor de RH eram fatores que contavam para sua admissão na empresa, em julho de 2004. "Mesmo antes de entrar, durante a entrevista de admissão, eu percebi o potencial da empresa para se desenvolver e envolver os colaboradores nesse processo", explica.

Lopes foi o primeiro brasileiro convidado pela matriz da ebm-papst a participar do programa job Rotation. Durante seis meses, Lopes viverá na Alemanha, trabalhará nas fábricas e mercado local, negociará com clientes e ficará por dentro das últimas tecnologias inovadoras fabricadas pela multinacional. Em contrapartida, virá da sede o engenheiro Johannes Dierolf para aprender sobre o mercado brasileiro, a maneira de trabalhar em outra cultura e como funciona a relação com os clientes da América Latina. Além disso, tem como meta fazer um estudo para a montagem de uma linha de produção local.

Sobre a ebmpapst Brasil
A ebm-papst é uma multinacional alemã líder mundial do segmento de motores ventiladores, com quase 50 anos de atuação. No País, a filial da empresa se instalou em 1998 e hoje está localizada em uma moderna sede na cidade de Cotia (SP). A ebm-papst Brasil desenvolve negócios com companhias nos segmentos de refrigeração comercial, industrial (grandes frigoríficos), supermercados, Telecom e ventilação, revendas e distribuidores, no Brasil e em toda a América Latina

A empresa produz e desenvolve tecnologia para ventiladores com foco nas áreas de ventilação controlada - "ventilação inteligente", baixo consumo de energia (40 a 70% menor) e rendimento aerodinâmico maximizado, além de uma de suas principais premissas de que o equipamento produza um baixo nível de ruído. Os produtos são flexíveis podendo ser controlados de forma analógica ou digital, com longa durabilidade, isento de manutenção e com estrutura robusta. Preocupados com o desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis e alta eficiência, a ebm-papst mantém na Alemanha seu centro de Pesquisa & Desenvolvimento, sendo investidos milhões de euros anualmente para a criação de produtos inteligentes e que respeitem o meio ambiente.

Thais Palomares
Marketing
Phone: +55 11 4613-8716
Fax: +55 11 4777-1456
E-Mail: thais.palomares@br.ebmpapst.com
Internet: www.ebmpapst.com.br